Pretória - A embaixadora de Angola na África do Sul, Josefina Pitra Diakité, apelou aos angolanos residentes nesse país a desempenhar um papel mais activo e catalisador no processo de fortalecimento das relações comerciais e de amizade entre os dois países, assim como serem mais humildes e respeitar as leis locais.
 
Fonte: Angop
 
Ao discursar, em Pretória, na recepção oficial oferecida pela Embaixada no âmbito das celebrações do 37º aniversário da Independência de Angola, Josefina Diakité elogiou os angolanos que, tendo escolhido a África do Sul como sua segunda pátria, obtiveram sucesso e têm dado um contributo positivo na luta contra o desemprego e a pobreza nesse país, providenciando empregos para os cidadãos locais.
 
 
A Embaixadora considerou exclentes as relações entre os dois países e mencionou que desde 1994, Angola e a África do Sul assinaram 27 instrumentos, entre memorandos e acordos, em vários domínios, incluindo a supressão de vistos de entrada em passaportes diplomáticos e de serviço, assim como foi criada uma Comissão Bilateral para consultas e reforço da referida cooperação.
 
 
A embaixadora que falava para cerca de 500 convidados, entre membros do corpo diplomático, representantes do governo sul-africano, empresários, académicos e líderes da comunidade angolana, lembrou que a Independência conquistada a 11 de Novembro de 1975 acabou com a tirania do poder colonial e devolveu a dignidade ao povo angolano.
 
 
Felicitou as Forças Armadas Angolanas pela sua bravura e determinação que permitiu o alcance da Independência em 1975 e a conquista da paz em 2002. A chefe da missão diplomática na África do Sul sublinhou que com a paz conquistada sob a liderança do Presidente José Eduardo Dos Santos, Angola abriu uma nova página para a reconstrução, modernização e crescimento económico, a caminho de desenvolvimento.
 
 
Segundo ela, desde a conquista da paz, novas estradas, aeroportos, portos, habitações, fábricas, barragens hidroeléctricas, estações de caminhos-de-ferro, escolas, universidades, hospitais, parques industriais, estádios de futebol e basquetebol e muitas outras infra-estruturas foram construída em todo o país.
 
 
“Hoje, Angola mostra estabilidade política e económica. Na verdade, o progresso contínuo nos últimos cinco anos permitiu ao país atingir um crescimento médio de 9,2% da economia não petrolífera e 12% do sector petrolífero”.
 
 
Por seu turno, o ministro da Presidência, Collins Chabane, felicitou Angola, em nome do governo sul-africano e, mais uma vez, agradeceu o apoio incondicional e multifacetico do povo angolano ao seu país durante a luta contra o regime do Apartheid. 
 
 
Collins Chabane sublinhou que a Independência de Angola teve um grande impacto para toda região austral e trouxe uma viragem decisiva no quadro da luta do Congresso Nacional Africano (ANC) contra o regime de segregação racial e pela conquista da liberdade na África do sul.
 
 
Além do corpo diplomático acreditado em Pretória e dos membros do governo sul- africano, recepção oficial contou com a presença dos cônsules e vice cônsules de Angola em Durban, cidade de Cabo e Joanesburgo, assim como dos representantes dos escritórios da TAAG e do banco BAI na África do Sul.
 
 
A Missão Diplomática de Angola na África do Sul tem em agenda outras actividades para assinalar o 37º aniversário da independência nacional, devendo encerrar, a um de Dezembro, com uma gala da comunidade angolana residente.