Paris - A gastronomia angolana está disponível ao público parisiense com um novo espaço. Trata-se do Restaurante Bessangana aberto durante a última quinzena de Outubro, nos arredores de Paris, em direção ao aeroporto Charles de Gaulle. «No centro de Paris, como se sabe, os espaços são muito caros, mas ambicionamos conseguir alguma coisa. Vamos ver como evolui o negócio», afirmou Djamila de Brito Sozinha, uma das empreendedoras da iniciativa, juntamente com o também angolano Cesar Mavakala.

Fonte: Club-k.net

É uma homanagem às mulheres da Ilha de Luanda que eram exímias cozinheiras e gostavam de mostar os seus dotes aos familiares e amigos. Aqui, a especialidade da casa é a cozinha angolana, ou como quem diz, o bom mufete, o bom calulu, a boa cabidela, a boa ginguinga e outros quitutes mais que enchem de água na boca quem os conhece e aprecia.

O Bessangana é um espaço  com duas salas e capacidade para cerca de 60 pessoas distribuidas por dois pisos. No primeiro piso, têrreo há um bar e várias mesas por onde se distribuem os clientes. Entretanto, é no andar subterrâneo onde, para além do jantar, haverá música, com DJ, e espaço para dança. «Este é um espaço para convívios e estamos abertos para realizar almoços e jantares de aniversário e baptizados».

Bessangana não é o primeiro, nem mesmo o único restaurante, com gastronomia típica angolana em Paris. Há ainda o Mamã Muxima. Segundo Djamila de Brito Sozinho, «a comunidade é grande.

Não somos concorrentes». O restaurante Bessangana serve gastronomia angolana, mas não só. «Temos também espaço para a cozinha dos outros países da lusofonia, especialmente a cachupa caboverdiana, feijoada mineira e o bacalhau tradicional dos portugueses. Entretanto, assegura esta interlocutora, é ao domingo que a especialidade da casa será a gastronomia angolana», informou.

O restaurante está aberto todos os dias para almoço entre as 12:30 e as 14:30 e para jantar entre as 19:30 e as 23:00 horas.

Endereço : 114, boulevard du 8 Mai 1945, 93150, Le blanc Mesnil