Nota de Imprensa

Luanda  - Comemora-se hoje o dia do educador angolano, num momento de grandes desafios para o sector da educação e o país em geral, em função dos avanços da ciência e da humanidade, de que se destaca o fenómeno da globalização.


O educador angolano está atento a estes avanços, razão pela qual tem reclamado a melhoria das condições laborais e salariais, para que a sua missão se cumpra com êxito, tendo em conta as metas do milénio que são da eradicação do analfabetismo.


Em Angola, as taxas de analfabetismo ainda são elevadas, rondando os 68%, dados que carecem de confirmação das entidades do Estado ligadas ao Sector para se aferirem os níveis de escolarização que contribuem para corresponder aos desafios do desenvolviemnto  sustentável de Angola.

 

Apesar dos esforços que o Executivo tem desenvolvido no domínio do alargamento das infraestruturas ligadas ao sector da educação no país,  a componente humana deve ser a pedra fundamental e o foco das atenções de todo e qualquer investimento, para que a gestão das infraestruturas e os níveis de ensino do homem Angolano estejam à altura dos desafios da globalização e permitam atingir as metas do milénio.


A realidade é ainda muito preocupante, quando, em plena recta final do ano lectivo 2012, se registam, nas províncias das Lundas Norte e Sul, Huíla,  Benguela e outras, ameaças de paralização das actividades dos professores, que reclamam direitos constitucionalmente consagrados de uma remuneração mais justa e condições socias e laborais minimamente adequadas.


Em muitas regiões do País, o educador angolano tem de percorrer dezenas de quilómetros a pé ou com meios impróprios, da sua área de residência para a de trabalho, por falta de condições de acomodação e não só.


Por estas  e outras razões ligadas à importância do sector da educação no desenvolvimento das sociedades, o Grupo Parlamentar da UNITA solidariza-se com os esforços que os educadores angolanos empreendem quotidianamente para a formação do homem novo, enfrentando, de peito aberto todas as vississitudes que a conjuntura lhes impõe.


O Grupo parlamentar da UNITA exorta o Executivo Angolano a pautar por uma maior sensibilidade e celeridade na solução das reivindicações dos educadores, e a criação de melhores condições para dignificar o Sector, salvaguardando, assim, a conclusão do ano lectivo 2012, que corre riscos, sobretudo na Huíla e na Lunda Norte.


Para a UNITA, o homem angolano foi, é e será sempre o centro das suas preocupações, pelo que tudo fará para junto dos órgãos competentes do Estado Angolano, propor políticas eficientes e fiscalizar a sua execução, com vista a tornar cada vez mais forte o sector da Educação do país.


Bem haja o 22 de Novembro
Bem haja o Educador Angolano

Luanda, 22 de novembro de 2012
O Grupo Parlamentar da UNITA