Ndalatando - O director provincial da Justiça, Pedro Manuel Mulanda, afirmou neste domingo, em Ndalatando, que a maioria da população local continua a enfrentar "tremendas" dificuldades para obter o bilhete de identidade (BI), fruto dos valores dos emolumentos obrigatórios da certidão e assento de nascimento.

Fonte: Angop

O responsável, que falava à imprensa, considerou que a localização do posto de emissão do bilhete de identidade, acarretando despesas de transporte, constitui outro obstáculo. Face a isso, Pedro Mulanda sugeriu a criação de mais postos de emissão do bilhete de identidade nas restantes sedes municipais.

A província conta com um único posto de emissão do bilhete de identidade instalado em Ndalatando (sede da província), que atende em média mais de 100 pessoas/dia, facto que leva alguns populares a percorrem mais de 150 quilómetros para a obtenção do documento de identificação.

O ministro da Justiça, Rui Mangueira, que cumpriu uma vista de trabalho de algumas horas ao Kwanza Norte, garantiu a abertura, em princípios de 2013, de mais um posto fixo de emissão do bilhete de identidade no Dondo, município de Kambambe, para desafogar o único posto de emissão.