Malange - O governador da província de Malanje, Norberto dos Santos, ou melhor, "Kwata Kanawa" defendeu que a substituição de chefes tradicionais, em caso de morte do titular, derive da linhagem familiar, por configurar pressuposto do poder ancestral. O governante expressou este ponto de vista após visita efectuada, no último fim-de-semana, à sede provincial da Associação Angolana de Autoridades Tradicionais (Assat), destinada a auscultar as preocupações da agremiação e dos respectivos membros.

Fonte: Angop

Disse que o governo da província tem sido notificado sobre substituição de sobas por indivíduos não descendentes da família soberana correspondente, facto que preocupa as autoridade pois em nada dignifica a representação do poder tradicional. “A substituição de sobas deve respeitar a forma tradicional. Se morrer um soba, deve procurar-se, na sua linhagem, alguém que lhe substitua, e não uma pessoa de outra família", sustentou.

Ao referir que o governo não interfere nos assuntos ligados à descendência e direito de sucessão das autoridades tradicionais, por se considerar autónomo, aconselhou, contudo, ao respeito às normas, evitando-se substituições de forma ilícita. Norberto dos Santos considerou a ASSAT interlocutor do governo na resolução de alguns constrangimentos dos seus associados, daí a necessidade de entronsar acções.

Já o representante adjunto local da assoaciação, Manuel Francisco Alfredo, solicitou, em nome dos membros, a intervenção do executivo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, consubstanciada na implementação de programas de combate à fome e à pobreza. A província de Malanje conta com mil e 422 autoridades tradicionais, entre regedores, sobas, sobetas, seculos e respectivos adjuntos.