Pretória – O cônsul geral de Angola na Cidade do Cabo, África do Sul, Apolinário Pereira, mostrou-se na última segunda-feira, 03, em Pretória, indignado com a detenção de sete comerciantes angolanos de animais doméstico. Em declarações à imprensa, explicou que os comerciantes foram detidos quando pretendiam despachar para Angola os animais domésticos (cães de estimação), que adquiriram de forma legal no mercado sul-africano.

Fonte: Angop

“Penso que tem havido alguns excessos da parte das autoridades policiais da África do Sul, na medida em que a actividade dos comerciantes angolanos neste país tem sido feita dentro das normas regulamentadas pelos órgãos locais de veterinária, em conjunto com outras entidades afins”, explicou o cônsul geral.

Neste momento, segundo o diplomata, foram postos já em liberdade dois cidadãos, dos sete que supostamente estavam indiciados na prática de crimes desta natureza.

Fez saber que das averiguações feitas pelo Consulado Angolano em Cape Town, através do seu gabinete de assessoria jurídica, chegou-se à conclusão que os comerciantes jamais incorreram em qualquer crime passível de detenção. Apolinário Pereira acrescentou que, apesar de soltos, os dois cidadãos postos em liberdade ficaram sem os cães, uma situação que leva a pensar na existência de má-fé das autoridades sul-africanas neste processo.

Garantiu estarem em curso negociações com as autoridades policiais sul-africanas, no sentido de ver-se resolvido o problema, com a devolução dos animais aos respectivos proprietários, neste caso, compatriotas angolanos.

Entretanto, o diplomata aconselhou os cidadãos angolanos, sobretudo os ligados a negócios, no sentido de consultarem sempre a legislação vigente no país onde pretendem realizar a actividade, para evitarem eventuais transtornos.

Apolinário Pereira disse que nos últimos tempos tem estado a aumentar o número de cidadãos angolanos que se deslocam à África do Sul, em busca de cães, para vender em Angola. Nas últimas três semanas, registou-se a compra de cerca de 50 animais domésticos (cães) na África do Sul, por parte de comerciantes angolanos.