Luanda – A comunidade angolana residente em Joanesburgo (África do Sul) tomou contacto com os simbolos nacionais ( Bandeira da República, Insígnia da República e Hino Nacional), durante um acto orientado pelo cônsul geral de Angola naquela cidade sul-africana, Joaquim Duarte Pombo.

Fonte: Angop

Ainda com o mesmo propósito, o consulado-geral de Angola em Joanesburgo está também a proceder à distribuição da Constituição da República de Angola e da fotografia do Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Joaquim Duarte Pombo disse que o propósito é dar a conhecer aos cidadãos angolanos, particularmente àqueles que nasceram em território sul-africano, os símbolos nacionais.

“Sabemos que muitos angolanos residem na África do Sul há vários anos. Alguns nunca tiveram contacto com o país, porque nasceram aqui”, admitiu o cônsul, acrescentando que terminado o período do conflito armado não faz sentido que hajam ainda cidadãos angolanos que não se identifiquem com os símbolos da sua pátria.

Joaquim Pombo fez saber também que a partir do primeiro trimestre de 2013, o consulado vai desenvolver acções que visam melhorar o sinal da Televisão Pública de Angola (TPA), para permitir que os compatriotas acompanhem as realizações em curso no país.

“Muito recentemente visitei algumas comunidades e fui informado que o sinal da TPA Internacional não chega em perfeitas condições”, frisou o cônsul Joaquim Duarte Pombo, afirmando que a situação vai ser regularizada no decurso do primeiro trimestre de 2013.

Quanto às relações comerciais, o diplomata disse serem boas, na medida em que o consulado emite diariamente cerca de 50 vistos, na sua maioria de empresários sul-africanos com negócios em Angola. “Temos também algumas empresas angolanas, como a Transportadora Aérea Angolana (TAAG) e o Banco Africano de Investimento (BAI) a fazerem negócios na África do sul”, indicou, afirmando ser um bom sinal no domínio das relações comerciais.

As relações diplomáticas entre Angola e a África do Sul, que datam desde 1974, conheceram nova dinâmica com as visitas dos presidentes Jacob Zuma a Angola, em 2010, e José Eduardo dos Santo à África do Sul, em 2011. Estas visitas permitiram a celebração de cerca de 27 acordos ligados aos mais diversos ramos de actividades económica e social.