Luanda  - O Ministério do Interior diz ter dado ordens à Investigação Criminal (DINIC) para a abertura de uma sindicância visando o apuramento dos factos e imputar responsabilidades sobre o incidente que, na noite do dia 31 de dezembro, resultou na morte, até ontem, de 16 pessoas e no ferimento de mais de cem fiéis de Igreja Universal do Reino de Deus.

*Venâncio Rodrigues
Fonte: VOA

O órgão do governo angolano, citado hoje pela rádio estatal angolana, promete remeter o assunto ao ministério público.


A nota do ministério do interior confirma que os servicos de apoio da polícia nacional, dos bombeiros e emergências médicas tinham sido notificados para assegurar o evento apenas no exterior do recinto.


A Igreja Universal terá recrutado 300 elementos de auto protecção para garantir a seguranca no interior do Estádio da Cidadela que conheceu uma enchente superior   à sua capacidade.


O Ministério do Interior afirma ter constatado que o local escolhido era insuficiente para acolher tal número de fiéis, o que causou  execessiva lotação na parte interior por altura da exibição do momento músico- cultural o que provocou um movimento frenético de pessoas de fora para dentro forçando a sua entrada para o estádio.


Entretanto a Igreja Universal do Reino de Deus anunciou ontem em Luanda que assume todas as despesas relacionadas com as vítimas do incidente do “Dia do Fim”, no passado dia 31.