Comunicado de Imprensa

Huambo -  O Secretariado do Comité Provincial da UNITA no Huambo informa a todos os seus Militantes, Membros, Simpatizantes, Amigos, a população do Huambo em particular e aos angolanos em geral, que o Presidente no nosso Partido Dr. Isaías Henriques Ngola Samakuva sobreviveu por graça divina, a um atentado à sua vida hoje dia 05 de Março de 2013, por volta das 13H00 no entroncamento das vias que ligam as Províncias do Huambo, Bié e Kuando-Kubango quando a sua comitiva se dirigia à Província do Kuando-Kubango.

A viatura na qual o Presidente do Partido Dr. Isaías Samakuva se fazia transportar foi deliberadamente abalroada por uma outra viatura pesada de marca MERCEDES de cor amarela, matrícula LD 35-66-EB dirigida por um cidadão chinês, tendo ficado totalmente destruída sem possibilidade conserto. Sendo a única e maior causa de regozijo o facto de o Dr. Isaías Samakuva, Presidente da UNITA, ter sofrido apenas algumas escoriações e contusões no braço esquerdo.

Pelo ocorrido o Secretariado do Comité Provincial da UNITA no Huambo acusa o regime do Presidente José Eduardo dos Santos e os seus aliados do regime comunista chinês, através dos seus serviços de segurança, como principais responsáveis por este atentado gravíssimo à vida do Presidente da UNITA Dr. Isaías Samakuva e a estabilidade política no País.

O Secretariado do Comité Provincial da UNITA no Huambo solidariza-se e apoia incondicionalmente o Presidente Dr. Isaías Samakuva nesta hora de infortúnio, assim como todos os atingidos pela situação, desejando a todos uma rápida recuperação.

O Secretariado do Comité Provincial da UNITA no Huambo reitera publicamente a sua disposição de continuar o combate político, pugnando sempre por uma Angola democrática, de Paz Social, de solidariedade, de prosperidade e de integração social.

Viva o Presidente Isaías Samakuva!
Viva a UNITA!
Juntos Podemos!

Huambo, 05 de Março de 2013

O Secretário Provincial
Liberty Chyaka