Um  informador instalado no Ministério revelou, em meios do regime, na altura em que o Ministro Manuel Rabelais esteve a fazer corredores para ser despachado para Benguela como Governador depoimento que contribuiram para algumas reservas devido a alegadas intrigas segundo as quais  na ausência de Wadjimbi, o grupo de funcionários seniores do Ministério descreveram a Rabelais maus dizeres sobre alegada postura imprópria de Wadjimbi no local de trabalho.

Dentro do partido, ao tomarem nota de tais observações surgiu opinião repudiando Manuel Rabelais porque na percepção partidária, com a sua presença e o seguimento de tais comentários pejorativos ele terá em certa parte  contribuído para alimentação de tais intrigas que se estenderam em outros meios. Na ausência de Manuel Rabelais, por exemplo, os mesmos funcionários foram escutados a comentar sobre a compra de um apartamento “milionário”  de Wadjimbi, ao estilo “T1” num novo edifício nas redondezas do Kinaxixi.

Em fase de mudanças do Governo, o Ministro Manuel Rabelais esteve em vias de ser afastado do executivo ao que não aconteceu por razões não apuradas em concreto mas que se presume que houve ponderação pelos seguintes pontos.

- Teve um papel crucial na fase da campanha eleitoral,o seu Ministério é o que mais trabalhou ou que não parou.
- Foi o Ministro que mais foi recebido na Presidência (cerca de 4 vezes)
- Rabelais convenceu o regime que não aceita na RNA critica contra a figura do Chefe de Estado, onde ele é na pratica o verdadeiro DG. Nos dias de campanha os seus homens procuraram convencer o jornalista Reginaldo Silva a falar com um entrevistado Simão Cacete a não tocar ou fazer criticas que envolve-se o nome de JES. Em meios do regime foi considerado um gesto explendido de lealdade ramificada naquela estação.
- Ao longo do seu mandato congregou poder de influencia sobre a media privada chegando a convencer dois directores de Semanários privado para uma deslocação, em trabalho, a Londres.
- Não foi encontrado um quadro a altura para substituí-lo, pensou-se em Wadjimbi mas o nome foi descartado. Apesar de ser o preferido do partido Wadijimbi não reuni consenso na classe.

Rabelais pela sua forma dura é preferido em meios da Presidência e Wadjimbi é considerado homem da franja arcaica do partido. Manuel Rabelais responde junto a Presidência e em segundo plano ao Partido na  pessoa do Secretario Para Informação Kwata Kwanana e do Secretario Geral Dino Matross. A meses atrás Manuel Rabelais orientou/pressinou o DG da TPA Fernando Cunha a aplicar uma pena ao jornalista Ernesto Bartolomeu por criticar o favoritismo da TPA  ao MPLA. Bartolomeu recorreu/escreveu para a Presidência e no mesmo dia a carta de reclamação foi enviada “la de cima” para a mesa de Rabelais ao que foi visto como gesto de confiança ao Ministro da comunicação socil.

Recentemente, face as punições que empreendeu contra jornalistas que criticaram o governo surgiu em meios menos expressivos da classe jornalística comentários segundo os quais Rabelais teria mexido no “mel das abelhas do futungo”. A sátira era porque ele havia suspendido o jornalista Victor Silva que é muito próximo ao  porta voz da presidência Aldemiro Vaz da Conceição e outro jovem jornalista Amílcar Xavier que pelas mãos de Helder Viera Dias “Kopelipa”  ira para  director de informação da  TV Zimbo, um canal de televisão conotado ao circulo presidencial.

Fonte: Club-k.net