A informação foi dada à Angop, em Benguela, pela cantora. A viagem àquele país norte-americano resulta de um convite do Consulado angolano para apresentar a sua mais recente obra “Em Nova Dimensão” aos consumidores da música angolana e africana.

A cantora disse que a sua participação nas festividades do 33º aniversário da independência nos EUA será valiosa, na medida em que internacionaliza o seu CD e a música angolana. Margareth do Rosário adiantou que a sua produtora artística prevê realizar ainda uma tournée por países da Europa, para a divulgar e promover o seu mais recente trabalho discográfico, como forma de relançar a sua carreira no velho continente.

Mostrar o que é Angola

“Nesta minha digressão ao exterior, terei a oportunidade de mostrar o que é que Angola tem em termos de música, afirmou Margareth do Rosário, que na semana passada realizou duas sessões de vendas e autógrafos, em Benguela, da sua mais recente obra “Em Nova Dimensão”, lançada no dia 11 de Outubro.

A cantora está satisfeita por o público ter afluído no sábado à portaria da Rádio Morena Comercial, em Benguela, e no domingo ao hall de entrada do supermercado Shoprite, no Lobito, a fim de adquirir uma cópia original do disco que traz 13 temas interpretadas em português, kikongo, umbundo, kimbundo e crioulo.

Para ela, apesar de a adesão do público benguelense ter sido um pouco fraca no primeiro dia, talvez por desconhecimento da actividade, foi louvável o carinho demonstrado pelos amantes da música angolana. De uma tiragem inicial de 20 mil exemplares,1.500 cópias do disco foram colocadas à venda em Benguela ao preço de 1.000 Kwanzas cada.

Margareth do Rosário prometeu continuar a viajar por outras províncias para que todos os discos sejam comercializados o mais depressa possível. A ideia é espalhar o trabalho por todo o país.
No CD de Margareth do Rosário, é possível ouvir músicas cantadas nos estilos semba, zouk, kizomba, coladera e morna.

Na sexta-feira passada, a cantora Margareth do Rosário realizou também uma sessão de vendas e autógrafos no município do Sumbe, onde foram vendidas e assinadas cerca de 300 cópias para os seus fãs.

to na música angolana

A pré-produção deste trabalho discográfico de Margareth do Rosário foi feita em Luanda pelos DJ Chico Viegas e Manya, enquanto a finalização de captação, mistura e masterização decorreram no Cervantes Estúdio, em Lisboa.
A parte instrumental foi da responsabilidade de Joana Moser e Pirica Duia (viola e violão), Moreira Filho, Betinho Feijó, Tino MC, Pedrito, Armando Garcia, H. Perez, L. Mejias, Ciro Bertini, Rolando, Cajon Peruano, Wiza Nkende e Jorge Cervantes (guitarra baixo, contra baixo, ritmo, semi e acústico, guia de cordas).

A parte instrumental do novo disco contou ainda com a colaboração de Lito Graça, Dalu Roger, Joãozinho Morgado, Nanuto e Miqueias Ramos, entre outros instrumentistas nacionais e estrangeiros.

Em termos de voz, Margareth do Rosário contou com a colaboração de Waldemar Bastos e Rita Lobo, com quem fez duetos, Carla Moreno, Yura e Cachucha, nos coros.

Neste disco, a artista, que apresenta uma nova versão da música Monami, da autoria de Lourdes Van-Dúnem, e outras de Belita e Rosita Palma, incorporou temas cujas letras foram escritas por Matias Damásio, Lulas da Paixão, Wiza, Jorge Cervantes e Chico Viegas, entre outros.

Natural de Luanda, Margareth do Rosário deu o salto na música angolana no antigo programa da Televisão Pública de Angola Gala à Sexta-feira, que visava a descoberta de novos talentos da música. Daí por diante, foi só dar sequência a uma fase consolidada no grupo Melo Manias, na companhia de Yola Araújo, Djamila DElves e Nazarina Semedo. O seu primeiro CD, Love One, foi editado em 2003, e o segundo apareceu com o título Amor Profundo.

Fonte: JA/Angop