Matala - A ministra do comércio, Rosa Pacavira, anunciou sábado, no município da Matala, província da Huíla, a criação, em breve, do "Agente Logístico Rural", uma figura que vai estar entre o agente produtor e os mercados, ou seja o que vai comprar a produção ao agricultor e levar aos grandes mercados.

Fonte: Angop 
 
Ministra do Comércio, Rosa PacaviraFalando no âmbito da sua visita de trabalho de três dias à Huíla, Rosa Pacavira sublinhou que não é uma estratégia empírica, teve que ir ao campo e interagir com os produtores. Daí ter sentido a necessidade dessa intenção.
 
 
Acrescentou que tal estratégia estva inserida no programa de promoção de comércio rural, com uma linha específica de compra directa do produto ao camponês.
 
Segundo a ministra, para a implementação do programa do governo que é de comércio rural, o ministério que dirige vai criar o agente de logístico rural que vai estar em frente da cooperativa e comprar a produção ao camponês e a criação das infraestruturas para a comercialização.
 
 
Rosa Pacavira anunciou também a modalidade de troca ou doação simultânea ao camponês, visto que há agricultores que criam animais, por exemplo, não querem vendê-los, mas trocá-los por algo que necessitem.
 
 
Avançou que a outra modalidade é de aumento da produção e da produtividade com a técnica dos camponeses. "Por fim vamos obrigar que cada município com a sua verba da merenda escolar a partir deste ano de 2013, compre produto local aos camponeses para este programa".
 
 
Rosa Pacavira na sua visita de constatação ao município da Matala, 180 quilómetros a Leste da cidade do Lubango, província da Huíla, visitou os silos, a fábrica de concentrado de tomate, as câmaras de frio para conservação de batata e outros produtos e a sede da cooperativa 1º de de Maio.