Alemanha - Há  crimes  cometidos  por JES /MPLA que atingiram o extremo e ferem barbaramente a liberdade e a dignidade humana  por isso , acho justa a atitude de Isaías  Samakuva  ao desafiá-lo .

Fonte: Fórum Livre Opinião & Justiça

Aliás  ,  desafios como estes  são essenciais ao exercício de debate democrático , e agora se JES for um democrata que venha  á publico nos provar por A / B que não é  criminoso .

 

Que não rouba  dos cofres  publico  , que nunca arquitectou fraudes em Angola ,  que não mata , não manda matar , não deixa morrer , não autorizou demolições , não manda surrar manifestantes , não manda raptar  e que não tem dinheiro em seu nome em bancos estrangeiros,etc


O direito de denunciar ladrões e criminosos são assegurados pelas liberdades de opinião  e expressão , e não pode ser motivo para  ódio  contra o presidente da UNITA  ou contra outra  pessoa  qualquer que  denuncia justamente  a bandidagem nossa de cada dia  praticada pelos corruptos que nos governam.


Se quem não denuncia torna-se cúmplice  e co-autor  ,  então aqui Samakuva ao denunciar  fez muito bem e eu vou continuar a seguir o seu exemplo .


Mesmo embora  tenhamos consciência  de que  criminosos do calibre de um  JES dentro da conjuntura actual que Angola vive  não se intimidam nunca com um gesto desta natureza .


E  que nunca  prestam contas ao povo porque  sabem manipular o seu voto , quando esse lhe nega  uma vitória numa eleição qualquer.

O presidente da UNITA ao acusar  JES de criminoso foi o melhor gesto de verdadeiro patriotismo  demonstrado até aos dias de hoje  por um líder da oposição política angolana , naturalmente depois das provas apresentadas por David Mendes de que somos realmente governados  por verdadeiros bandidos.


Aliás essa denuncia deveria ser extensiva  á  outras  figuras do regime  que se sabe estiveram envolvidas em situações de mortes de opositores , abusos de poder ,  desaparecimento forçado de tanta gente neste país , e foram a pedra  angular nas eleições fraudulentas.


E é pena que outros líderes não sigam o seu exemplo mesmo sabendo que JES ,  e seu amontoado de lacaios já tenham ultrapassado  todos os limites possíveis em termos de abusos de poder e desrespeito aos Direitos Humanos especialmente.

Dói perante tantos factos que falam  por si mesmo de que JES  é criminoso ,  ver a solidariedade entre os criminosos ser cada vez maior do que a solidariedade entre os desgraçados , humilhados , oprimidos e escravizados na sua própria terra.

Se bem que neste caso o roubado se queixou ao ladrão , mas só o gesto vale mais  do que mil argumentos falaciosos para contraria a atitude assumida humilde e corajosamente pelo líder do galo negro.

Aqui quanto á mim Isaías Samakuva somou pontos  e meteu mais uma vez em provas o sistema  jurídico esfarrapado , mentiroso , doentio e demagogo que Angola tem.


É complicado num país , onde todo  governante  tem a garantia de impunidade caso pactue no saque das riquezas do país e jure  massacrar ou eliminar opositores ao regime .


Pois quem é ,  quem , para  julgar  quem ?

Num país  onde o crime compensa  ,  matar  é moda  que veio para ficar , e  a  justiça é o farrapo triste  que se conhece ?


O pior nisto tudo é que quanto mais  se denunciam os crimes  do regime, e as  provas são  mais   do que   evidentes  , em sinal de desafio aos  fracos , pobres , pretos e brancos  da minha terra .


Algumas  vozes  de  famigerados religiosos  saltam do „  púlpito sagrado „ e se misturando  em coro sintonizado  evocam  a defesa  do diabo , na  espreita de um  paraíso milionário  na terra de todos os santos.


Todo angolano minimamente lúcido  percebe facilmente  de que temos tudo em Angola  , menos um regime sério  e que merece a  confiança da maioria dos angolanos .


Sendo isto , temos pelo menos a obrigação moral e patriótica  em nos  solidarizarmos com  atitudes como as que têm sido tomadas por  Rafael Marques , David Mendes  e essa que Samakuva  acabou de tomar.


JES assim como uma boa  parte dos homens que lhe garante o poder deveriam responder publicamente pelos crimes cometidos até agora , muito  embora ainda  não tenhamos somado as consequência  dramáticas dos roubos aos cofres públicos , das demolições , dos  assassinatos ,etc.


Fórum Livre Opinião & Justiça


Fernando Vumby