Luanda - De algum tempo a esta parte, as aeromoças da companhia angolana de bandeira, TAAG, deixaram de receber as respectivas ajudas de custos quando são escaladas para voos regionais, mormente para as rotas Luanda/Joanesburgo, Luanda/Windook, Luanda/Ponta Negra e vice-versa, bem como em outros países da região austral.

*FC
Fonte: Club-k.net

A retirada destes subsídios ocorreu depois da entrada em funções da actual direcção da empresa, alegadamente, porque os voos para estes países regressam no mesmo dia a Luanda. Perante esta justificação, considerada pelas hospedeiras de nada convincente, poucas são as vezes que elas se manifestam dispostas para trabalhar nos voos que fazem as rotas acima mencionadas, originando sucessivos atrasos nas viagens.


Junta-se a esta situção o comportamento pouco urbano do comandante Igidio Gamboa, fortemente contestado, até pelo pessoal da coordenção de controlo de voos.


Segundo apurou este portal, sempre que as aeromoças se apercebem que será Igidio Gamboa a comandar o voo, pura e simplemente se recusam a voar, uma vez que o comandante não se cansa de destratar o pessoal, publicamente, na presença dos passageiros, muitos dos quais também já apanharam por tabela, como ocorreu recentemente, em Joanesburgo, quando um passageiro tentou ajudar na sequencia de um embaraço  que provocou, mais uma vez, o atraso do voo.


Na ocasião, uma passageira havia extraviado o seu passaporte que foi achado posteriormente entre os assuntos mas os técnicos, angolanos e sul africanos, desconseguiram retirá-lo. Este homem de boa fé pediu ao comandante Igidio para que comunicasse o ocorrido as autoridades para que a senhora pudesse viajar, tendo em troca recebido agressões verbais com uma linguagem nada urbana.


Igidio Gamboa é acusado de ser useiro  neste tipo de comportamento, desconhecendo que motivos tem a administração da empresa para o manter no lugar.

 
Este portal apurou, igualmente, que o passaporte da passageira a que nos referimos atrás só foi retirado do assento em que ficou preso, no passado dia 19 altura em que a aeronava beneficiou de manutenção.