Benguela - A «novela» aconteceu em 2009 na província  de Benguela , quando dois supostos  funcionários do Banco Angolano de Investimento (BAI)  - Agencia Central de Benguela,  de nome  Oneide Lucas e Edilson Filomen, dirigiram-se á farmácia Fineza,  pertencentes ao casal  Xaxier Augusto e Sara Wendo Quintino,  dizendo que estes  foram selecionados para beneficiarem de um credito bancário no valor de USD 100.000  norte americanos. Para tal deviam tratar toda a  documentação.

Fonte: Club-k.net

Logo a seguir, o  casal empreendedor,  abriu  uma conta bancaria   nesta instituição ao qual  depositou  como garantia 2000.000.00 (dois milhões de kwanzas ), conforme orientação dos supostos responsáveis do BAI.


Até ai tudo corria sem sobressaltos. Mas quando o contrato de mutuo (entre o Banco e o casal ), foi assinado sem o preenchimento do valor (ver doc. anexo1),  o procedimento bancário para o respectivo credito mudou, de empresa para credito salário  conforme consta doc. anexo 2 e 3.


O casal levantou suspeita  a quando da sua conta bancaria foi movimenta 2.100.000.00 (dois milhões e cem mil kwanzas) para um concurso rendimento super campeão. Segundo a senhora Sara Quintino, foi lhe posta a assinar um formulário   que fora  preenchido  por uma  outra pessoas.


O casal recorreu ao Tribunal Provincial de Benguela, pedindo a cumprimento do acordo de USD100.000 (cem mil dólares norte americanos), entretanto o Banco na pessoa do seu advogado Arlindo Filipe negou todas as acusações , alegando que tudo foi feito no cumprimento da lei e dos regulamentos. O  Tribunal indeferiu e o pedido  em Dezembro do ano passado, como consta no documento 4.  Por  outro lado, o advogado do casal  Dr Chimbili , interpôs recurso ao Tribunal Supremo.


Os lesados, segundo consta,  pedem encarecidamente aos  órgãos de tutela da Justiça,  sociedade civil por se sentirem enganados pelo Banco, instituição que ambos tanto confiavam.

{edocs}http://club-k.net/images/pdf/bai4.pdf, 710, 600{/edocs}

{edocs}http://club-k.net/images/pdf/bai2.pdf, 710, 600{/edocs}

{edocs}http://club-k.net/images/pdf/bai3.pdf, 710, 600{/edocs}