Luanda - Os membros da CASA-CE adiaram para o próximo congresso, em 2017, a transformação desta coligação partidária em partido político.

Fonte: VOA

O congresso iniciado na terça-feira terminou Quinta-feira á noite tendo esta uma decisões a ser aprovada no final do conclave.


O vice-presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes disse à Voz da América que a transformação   desta coligação partidária em partido político  deverá  acontecer depois dos congressos que os partidos  integrantes vão realizar proximamente.
“A transformação de coligação para partido é um processo,” disse.


“A decisão dos congressistas e partidos membros da coligação vão realizar os seus congressos para buscar legitimidade desta deliberação,” declarou Manuel Fernandes.


Manuel Fernandes precisou que depois disso será organizado um  expediente para, junto do Tribunal Constitucional, solicitar o reconhecimento  do novo partido político que poderá chamar-se “CASA-Convergência Ampla de Salvação  de Angola”.


Relativamente à eleição do presidente, os congressistas concordaram, em transferir  o assunto, igualmente para o próximo congresso considerando que os estatutos só foram aprovados nesta reunião magna, segundo explicações de Manuel Fernandes.


O congresso da CASA-CE foi marcado pela  carta que o membro William Tonet endereçou  aos  dirigentes da CASA-CE pedindo o seu afastamento da comissão interna que discutiu os estatutos da coligação política, por discordância em relação ao conteúdo de alguns artigos do documento .


Contrariamente ao que havia sido veiculado pela imprensa pública, Tonet, não se afastou da organização  de que é membro fundador tendo participado do encontro até ao fim, segundo garantias dadas pelos dirigentes da CASA-CE.