Luanda – Estima-se que no país existam perto de 300 mil pessoas portadoras do VIH/Sida, mas que só apenas 113 mil 228 estão a ser acompanhadas pelas autoridades sanitárias. Segundo a directora do Instituto Nacional de Luta contra o Sida (INLS), Dulcelina Serrano, das 113 mil 228 pessoas que estão a ser acompanhadas, apenas 54 mil 428 estão a tomar anti-retrovirais, por desenvolverem já o Sida.

Fonte: Angop


Acrescentou que do número estimado, 156 mil 221 são do sexo feminino. Entretanto, para se discutir de forma abrangente as características principais do Sida no mundo e as particularidades, o Instituto realizará as II Jornadas Científicas sobre o VIH/Sida nos dias 27 a 31 de Maio deste ano, em Luanda.

O encontro tem ainda como objectivo discutir os diferentes tópicos das experiências e desafios que o país e os seus actores principais, o profissional de saúde das várias áreas, parceiros multi e bilterais, sectores público e privado e sociedade civil enfrentam no combate à epidemia, baseando-se nas evidências científicas e as particularidades do país.    

Sob o lema "Juntos podemos mudar o rumo da epidemia", as Jornadas Científicas têm como público alvo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de diagnóstico terapêutica, estudantes de medicina e demais áreas da saúde, entre outros interessados.

No programa do certame constam cursos pré-jornadas como "Manuseamento dos anti-retrovirais: Adulto, gestante, crianças e co-infecções tuberculose e hepatites", a "Co-relação clínico/laboratorial em microbilogia" e "Epidemia básica em VIH", entre outros.

Serão temas de discussão durante as Jornadas "Novos anti-retrovirais para Angola", "Avaliação de resistência aos anti-retrovirais", "Tratamento e profilaxia das hepatites virais". Seis mesas redondas estão também agendadas para o encontro que decorrerá no Centro de Convenções de Talatona.

CÓLERA MATA 18 PESSOAS

Outrossim, mil e cinquenta casos de cólera foram notificados no país de Janeiro ao dia 07 deste mês, com 18 óbitos. Fonte do Ministério da Saúde disse que as províncias mais afectadas foram o Cunene (339) Uíge (286), Luanda (170) e Benguela (149). O maior número de óbitos registou-se em Luanda (7).

Na última semana epidemiológica, de 01 a 07 de Abril, foram notificados 38 casos de cólera, sem nenhum óbito, estando Benguela a liderar a lista com 31 infectados, Cunene (4) e Huíla (3).

Comparativamente à semana anterior, registou-se uma diminuição do número de casos em 21 porcento, pois passou de 48 para 38. Segundo a fonte, essa redução deveu-se ao incremento das actividades de mobilização social, de vigilância epidemiológica, de distribuição de água potável e de hipoclorito de cálcio.