Luanda  -  A animosidade que a mão invisível da KGB tinha contra António Agostinho Neto espelhava-se tão friamente no circulo mais restricto dos seus agentes operativos infiltrados no MPLA. Foi uma aversão herdada durante a rebelião contra o colonialismo portugûes... por causa das políticas governativas de Agostinho Neto ,que foram germinando um mal-estar `a KGB (Comité de Segurança do Estado da ex-U.R.S.S).
 

Fonte: Club-k.net

Os russos apanharam todos e tudo de surpresa, fingiram gostar de Nito Alves quando na verdade já tinham um plano elaborado numa das academias da KGB.Semearam desavenças, discórdias, desgraças e maldades entre Agostinho Neto e seu ministro do Interior, Nito Alves – o segundo homem mais poderoso do primeiro Governo Angolano. E o que se segiu foi  simplesmente «horrendo, fero, ingente, temeroso» (Os Lusíadas).
 

O cinismo russo foi tão cruel a tal ponto que enquanto as bruxas mergulharam-se num ajustes de contas fratricídio, mantiveram o seu preferido protegido bem escondido algures no país...
E ninguém fazia a mínima ideia que raios de animais os russos tinham no terreno  – indivíduos dotados de conhecimentos sofisticados de contra-inteligência com instintos assassinos!?Burlaram-se da bondade dos seus conterrâneos, impuseram-lhes, porém, “uma ideologia estalinista cataléptico-moribunda”[José Braz ].


 José Eduardo dos Santos foi a preferência exclusiva que a KGB mais apostou. Depois de completar o curso de Engenharia na Academia do Petróleo de Baku, capital de Azerbaijão, Dos Santos frequentou um curso de inteligência e contrainteligência para interceptação de sinais de comunicações, radares e transmissão de dados.Foi nos finais de 1968 que Dos Santos e Xu Jinghua ter-se-iam encontrado num Colégio Militar da KGB.

 
Por que terão os russos preferido Dos Santos aos demais angolanos estudantes da sua época na ex-U.R.S.S? Consta que por exemplo Pedro de Castro Van-Dúnem Loy formou-se numa das melhores universidades de Moscovo e inclusive teria frequentado também um curso de contrainteligência militar numa das academias da KGB. Aparentemente, os russos escolheram Dos Santos por ser moralmente afável e mentalmente manipulável!?
 

Com a União Soviética mergulhada na luta crucial pela sua sobrevivência, a Russia ,trêmula em rumos politicos, conseguiu ir socorrer o regime de José Eduardo dos Santos, quando as tropas de Jonas Savimbi estavam `a porta de Luanda para tomar o poder. Contudo, a Russia violou o embargo imposto pelas Nações Unidas às partes beligerantes em Angola, enviando  p'raí  os seus emissários Pierre Falcone e Arcadi Gaydamak com armas para o governo de Luanda.


As pegadas do envolvimento indirecto da KGB no conflito angolano ficaram assim incontestáveis: o escândalo de Angolagate...em violação dos Acordos de Lusaka, Pierre Falcone e Arcadi Aleksandrovich Gaydamak venderam armas ao governo de Luanda, de 1993 `a 2000..
 

Mas, o cômico no meio de tudo isso foi a presença de, Xu Jinghua [(Sam Pa), antigo colega de estudo de José Eduardo dos Santos num dos  Colégios Militar da KGB. Xu Jinghua durante a guerra civil aparecia sempre ao lado dos russos como consultante, e o engraçado é  que esse mesmo indivíduo  era também o agente da contrainteligência chinesa em angola.Pelo menos, foi o  que  disse um dos colaboradores mais directos do General Helder Viera Dias “Kopelipa,” que preferiu manter seu verdadeiro nome em sigilo.

"A dada altura" da guerra civil, o poder das armas do governo de Luanda provaram  não  serem os únicos meios  capazes de pararem o avanço da UNITA. E eis que José Eduardo dos Santos feito de "camalhão" foi `a Washington DC convencer os americanos que havia mudado de ondas ideológicas … e aproveita aí manchar a imagem do ex-protegido americano...

O antigo estudante do Colégio Militar da KGB conseguiu enganar o Ocidente, direcionando a mesma difamação ocidental destinada contra si para o seu maior rival angolano. A armadilha deu certo, José Eduardo dos Santos aprendeu a falar rapidamente a linguagem do ocidente e fez de Savimbi a maldição da guerra civil angolana!


Com Jonas Malheiro Savimbi fora do baralho político nacional, Dos Santos parecia tão vitorioso... e mesmo até nos olhos dalguns dos seus ex-inimigos! E inclusive lhe ortogaram o que exigia, o título de "Pai da Nação".


E como depois da tempestade vem a bonança, em gestos de gratidão, José Eduardo dos Santos recompensou os melhores que lhe ajudaram a eliminar o Savimbi.Entre os quais, sobressai Pierre Falcone, Arcadi Aleksandrovich Gaydamak, Lev Avnerovich Leviev e Xu Jinghua (Sam Pa).Qualquer um desses indivíduo teve ou tem acesso exclusivo aos nossos recursos minerais.


Pierre Falcone e Xu Jinhua, por exemplo, têm passaportes diplomaticos angolanos.Mas, é Xu Jinghua quem mais tem lucrado das amizades com José Eduardo dos Santos. Jinghua foi o primeiro influente intermediário na venda de petróleo angolano ao Governo chinês;  compra o crude `a $50 por barril e vende ao preço actual de mercado.


 Se hoje nos interrogamos como Isabel dos Santos conseguiu tanto dinheiro em curto tempo, o mesmo podemos fazer com Xu Jinghua: como conseguiu tanto dinheiro para criar as companhias  China Sonangol International Holding Ltd, Endiama China International Holding Limited, Sonangol Sinopec International Limited, Dayuan International Development Limited, Sonangol Asia Limited e New Bright International Development Limited?


A  velha guarda da ex-KGB, protegida de pessoas bem encostadas ao Kremlin de Vladimir Putin,  continuarão a manter José Eduardo dos Santos no poder, tanto quanto este sirva  sempre os interesses russos em Angola.


Prof. Ngola Kiluange
New York-Manhattan
Chefe de redaçãoponto-final.net
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.