Benguela  -   Circula em meios  bancários, aqui na província de Benguela, informações segundo as quais os funcionários do Banco de Negócios Internacional, S.A – BNI   revelam-se anciosos pelo  dia 25 de Abril, por ser a data que lhes  foi prometido  que viriam  o aumento dos seus salários.


Fonte: Club-k.net

Por outro lado, há conhecimento, de que um grupo de quadros mostra-se pouco expectante  que a   referida promessa venham a se concretizar  tendo em conta que correm informações segundo as quais os responsáveis dos   recursos humanos em Luanda  foram orientados por telefone a aumentar simplesmente alguns colaboradores apresentados como  “da conveniência  do PCA,  Abilio Palhares.”


De entre os bancos angolanos, o  BNI tem a fama de ser o que tem as piores  tabelas salariais no  mercado pelo que aparenta ser um problema já antigo.  Em fevereiro de 2011, funcionários deste banco   em Benguela reclamaram que estariam a auferir cerca de  45 mil Kuanzas  mensalmente ao qual alegavam não  chegar para cobrir as necessidades primarias (alimentação, água, energia e arrendamentos das residências em que habitam), para além do pagamento das propinas escolares. Sabe-se que deste então, a direção do banco nunca procurou resolver o problema, apesar de promessas não cumpridas. 


Diz-se que  um funcionário de balcão no BNI aufere menos de 500 dólares americanos mensais,  ao contrario do  Banco de Fomento de Angola que na mesma categoria    paga perto de USD 800. No Banco BAI ganham perto de USD 1100.


Em função dos baixos salários,  o Banco de Negócios Internacional, S.A – BNI  esta registrar fuga de quadros.  Nos primeiros meses do ano pediram demissão ou  afastaram-se,  um numero considerável de funcionários  que terão partido para outros bancos comerciais.