Soyo – Em primeiro lugar quero pedir as minhas sinceras desculpas aos caros leitores pelo facto de centralizar a minha opinião num contexto particularizado, visto que nesta momento crucial de luta para o desenvolvimento e bem-estar dos angolanos, os anseios devem estar virados em torno da sociedade em geral, sem criar pretensão de suscitar outras questões .

Fonte: Club-k.net

Venho levar ao conhecimento da juventude e a sociedade em geral que apenas limitam o seu conhecimento de informação através dos órgãos de comunicação estatal nomeadamente: TPA, JA e RNA, sobre a boa imagem que o regime passa através da mídia que não condiz a realidade ao estado actual da província do Zaire, especificamente, o município do Soyo que alavanca as receitas do OGE através do petróleo explorado no mar (Offshore) e em terra (onshore), também com perspectivas do arranque da primeira fabrica de gás em Angola e talvez.   

Quando os primeiros portugueses chegaram, em 1482, Soyo já era uma entidade administrativa, cujo administrador tinha o título de Mwene Soyo ou "Senhor do Soyo". O governante foi o primeiro a ser baptizado quando os missionários católicos chegaram ao reino do Kongo em 1491.

O porto de Soyo (Mpinda), localizado próximo à foz do rio Congo, tornou-se um importante porto no comércio do século XVI do Kongo. A comunidade de portugueses aí radicados utilizava esse porto para o comércio de escravos, marfim e cobre. Um inquérito real do Kongo de 1548 revelou que mais de 4.000 escravos saíram do porto Mpinda para a colônia ilha de São Tomé, e depois para o Brasil a cada ano.

Eu nasci e cresci na província do Zaire, município do soyo, comuna sede, Bairro Kimpondo. Apesar de ter 26 anos de idade, mas ainda tenho lembranças do passado da guerra que devastou o país sobre tudo a cidade do Soyo fundada a 5 de Abril de 1974. Não quero relembrar estes momentos hostis que quase foram marcados em todo território nacional.

O meu objectivo neste artigo é puro e simplesmente ressaltar alguns pontos inerentes quanto a insuficiência do desenvolvimento social, económico, tecnológico e cultural deste município do Soyo designado “petrolífero” hoje “gaselifero”.

No entanto, é na indústria petrolífera que a riqueza atinge o seu esplendor nesta província. A exploração do petróleo da região começou no Soyo em 1965, esteve várias anos afectado com a situação militar e assume neste momento, a par com Cabinda, papel preponderante na economia nacional.

A Angola LNG é o maior produtor de Gás Natura Liquefeito (LNG) a operar em Angola. A sede da empresa está localizada na cidade do Soyo, província do Zaire. Em 2008 a Angola LNG estabeleceu a sua base corporativa global em Luanda.

Graças ao seu programa de investimentos sociais, a Angola LNG posiciona-se hoje como sendo uma das empresas do sector privado de Angola que mais investe para o desenvolvimento do sector social no município do Soyo, exemplo disto é a Reabilitação de escolas primárias, criação de pátios de recreação juvenil, restauração do hospital municipal, estruturação das estradas do centro da cidade e edificação do novo aeroporto.

Obras estas que o governo local se vangloria e bate no peito para enganar o povo que são obras de sua autoria, ou estão sob o seu mando. Digo e repito, são investimentos da Angola LNG e o governo provincial do Zaire se intitulam donos das obras, o que não condiz a realidade.

Outro aspecto importante a realçar, a Angola LNG está engajada, de forma mais ampla, na transferência e crescimento das capacidades técnica, profissional e de gestão do seu pessoal no município.

A Angola LNG foi constituída através de um consórcio das maiores empresas do sector de petróleo e gás, nomeadamente a Sonangol que detém 22,8%, as empresas afiliadas da Chevron (36,4%), Total (13,6%), BP (13,6%) e ENI (13,6%).  

A província do Zaire é mais esquecida pelo governo, assisti pelo telejornal tristemente o comício do Presidente da Republica José Eduardo do santos na cidade de Mbanza Kongo, quando proferiu o seu discurso dizia que a província está a conhecer rumos de desenvolvimento, o comício foi presenciado pelos membros do governos que estão a fazer a manutenção dos seus cargos, empresários que não querem ver os seus negócios a falir uma vez que tem vinculo laboral com o governo, multidão de jovens menos esclarecidos e velhos arrastados por emoção e coação através de bens alimentícios da primeira necessidade.

Realmente não sei que desenvolvimento o Sr. Presidente referiu se, quando as estradas continuam em estado de degradação, sedes municipais sem sistema de produção e abastecimento de água, sem rede de distribuição de energia eléctrica adequada. Sem saneamento básico.

A título de exemplo é o município do Soyo, o meu sobrinho estuda a 2ª classe numa igreja Católica antiga deixada pelos portugueses sem condições sem nada, nos anos 2000 foi instalada uma rede de água pública pela empresa Bibila, água produzida pela estação da lagoa do Mvuembanga, até a data presente nunca se fez manutenção nas condutas, nem na estação de captação, tratamento e distribuição, hoje esta tudo entupido a água nunca sai, a população vive através das águas dos rios e das cacimbas.

Desde os anos 90, o município só contava com um geradores de marca Caterpilar e Kolher que abastecia a energia em algumas artérias da cidade. Em 2008 Após o inicio das actividades, a Angola LNG  encarregou se de instalar dois grupos geradores a Gás, afim de distribuir a energia pública em toda cidade, sonho este que durou apenas meses. Devidos a carga excessiva, os geradores não correspondiam a demanda dos consumidores, varias daqui, varias acolá, e o gerador ficou paralisado durante três anos até a data presente.

No princípio o pretexto era de que a peça tinha sido encomendada fora do País, mas enquanto isso na cidade alta do município a energia era 24/24 e o povo até hoje está a base de geradores noites e dias e fofandos.

Depois de 36 anos de independência só em 2011 que foi implementado o sistema de ensino superior no Soyo, também em condições precárias, sem instalações adequado sendo assim um pólo universitário que ministra três cursos: Pedagogia, Informática e Matemática, com uma dependência total em Cabinda.

Pela falta de credibilidade institucional, até mesmo na docência os jovens preferem viajar para ponto do país para se formar em diversas áreas do saber. Mesmoas instalações usadas são pertença e propriedade da Angola LNG, local que servia para o treinamento do pessoal da Angola LNG.

O município do Soyo, rodeado por rios e mar, mas a população não tem água para beber. Soyo esta por cima do petróleo, mais a população é carente de luz, petróleo e até mesmo combustível para o consumo diário nas viaturas e geradores.

A última visita realizada pelo Presidente da Republica na província do Zaire sobretudo no município do Soyo foi em 1992, tornou a pisar o solo petrolífero em Agosto de 2012, em função da campanha eleitoral, mas nunca uma visita de ajuda e controlo ou mesmo de fiscalização das actividades do governo provincial.

Foi mobilizada a população nas comunas de Quelo, Sumba, Mangue Grande e Pedra de Feitiço para participarem no comício que seria conduzido por JES. Os velhos e jovens menos esclarecidos estavam cansados, mas ansiosos de ver o presidente do seu partido, tão logo que chegou foi levado a pressas na Base do Kwanda. O povo saiu muito triste.

Depois dizem que é o candidato do povo!
Depois dizem Angola a crescer e a distribuir melhor!
Só não sei onde se tem distribuído as nossas riquezas,