2ª CONVENÇAO NACIONAL EXTRAORDINARIA
“MUDAR O FUTURO”
LUANDA, 26, 27 E 28 DE ABRIL DE 2013
MENSAGEM DE PORTUGAL

À 2ª Convenção do Bloco Democrático

O núcleo do Bloco Democrático em Portugal saúda a 2ª Convenção do Bloco Democrático.


Saudamos todas as delegadas, delegados, convidados, comunicação social e por intermédio de todos vós o nosso defraudado povo que, não é por demais referir quando se comemoram 39 anos do 25 de Abril, ao libertar-se do jugo colonial pensava estar a alcançar a liberdade, justiça e equidade social.


Companheiras e companheiros, sabemos o quão difícil e perigoso é fazer política e exercer a cidadania no nosso país. Estamos conscientes do clima repressivo existente, dos atropelos a Democracia e aos Direitos fundamentais. Por isso sabemos não ser fácil a vossa tarefa na luta por uma Angola melhor para todos, por um mundo mais justo. A nossa, por estarmos no exterior, é bem mais fácil. Mas queremos que saibam que estamos juntos nessa luta.


Todos sabemos que o nosso país vive uma falsa democracia, onde as liberdades democráticas são negadas e as poucas liberdades que aparentam um regime democrático, “para inglês ver”, foram conseguidas a custa de muito sangue, vidas e sofrimento. Todos sabemos que para as conseguir, estivemos sempre na primeira linha de combate e por isso muitos de nós pagaram um preço alto. Por isso dizemos que somos um Partido com história e não será demais acrescentarmos, na história.


Perante as dificuldades que se nos apresentam, nas quais se incluem as ofensivas do partido no poder, devemos dar particular atenção ao nosso Partido. Reforçar a sua organização; conquistar autonomia financeira; protege-lo. Só assim poderemos caminhar com segurança e crescer, ocupando o lugar que muitos nos reconhecem como devido, mas que ainda não os levou a confiar o suficiente para vencer as hesitações no seu apoio.


A justeza da nossa luta faz com que não nos percamos nas adversidades e com que saibamos sempre reencontrar-nos, num espírito de liberdade democrática e em busca de soluções democráticas.


Angola, as angolanas e os angolanos exigem o melhor da nossa inteligência e do nosso esforço e espírito patriótico para a construção de uma sociedade mais justa.
Votos de bom trabalho.


Viva o Bloco Democrático.
Pelo núcleo do BD em Portugal
Jorge Silva