Luanda -  A resolução do conflito interno angolano constitui um exemplo que deve ser seguido pelos outros países africanos no concernente a procura de soluções pacificas das crises, considerou o analista político Belarmino Van-Dúnem.

Fonte: Angop 
 
Em entrevista a  Angop a propósito da contribuição de Angola na resolução de conflitos, a fonte realçou que  ao contrário do que acontece em outros conflitos no continente africano em  Angola houve o cumprimento total dos acordos assinados entre as partes envolvidas.
 
 
“O governo angolano após assinar os acordos com a facção armada da Unita, integrou-os, fê-los participar como força politica oficialmente reconhecida, assim como tiveram a oportunidade de participar num governo de reconciliação nacional, fazendo com que estes actores se sentissem comprometidos com  todo o processo de reconciliação nacional e pacificação”, sublinhou.
 
 
Belarmino Van-Dúnem referiu que um exemplo importante foi dado nas forças armadas angolanas onde os ex-guerrilheiros e comandantes das forças rebeldes foram  reintegrados e hoje fazem parte do quadro superior e não só dos efectivos das forças castrenses.
 
 
“Estes factores, assim como a solidariedade que o Estado angolano tem tido com os   países vizinhos constituem exemplos que deveriam ser seguidos por outras nações do continente”, frisou .
 
 
No entanto lamentou  o facto de em situações onde é necessária ajuda material a maioria dos países acaba por recuar, enquanto Angola tem feito bastantes sacrifícios, apoiando materialmente e na diplomacia e mediação.
 
 
“Estes são aspectos que a maioria dos países africanos deveriam seguir para fortalecer a União Africana  e as organizações económicas regionais para se encontrar a paz que todo o povo espera alcançar em todo o continente”, reforçou.