Luanda  - Cerca de 44,3 milhões USD é quanto o Executivo pretende gastar para manter a capital limpa e organizada até ao final do ano. Para o efeito, o Ministério da Economia, em colaboração como Governo da Província de Luanda, desenvolve um conjunto de iniciativas de impacto económico e social imediato, em Luanda, dentre as quais o programa Luanda Limpa, orçado em 25,6 milhões USD, e outro programa de equipamentos sociais avaliadoem18,7 milhões USD.

Fonte: expansao

Apar da melhoria de saúde pública e ambiente, o programa visa dar trabalho e meios de sustento adicionais às pessoas carenciadas e contribuir para a formalização da economia, pela obrigatoriedade da bancarização.


De acordo com o vice-governador de Luanda para a área dos Serviços Comunitários, Adriano Mendes de Carvalho, que falou para o Expansão, no programa Luanda Limpa o Estado paga aos operadores um valor a definir pela área limpa e pela quantidade de lixo recolhida, e não propriamente pelo sistema de pesagem como era feito até há pouco tempo, e, finalmente, entregue aos pontos de recolha a serem criados na cidade.


"Estão a ser criados 25 pontos de transferências, e estão a ser criadas brigadas de limpeza e distribuídos kits de recolha à população, bem como se criou um microfinanciamento para apoio dos mesmos", informou.


Segundo o programa, as brigadas de limpeza devem atingir níveis de organização de cooperativas para beneficiarem, para além do kit de limpeza, de motociclos para transporte de lixo. Apar dos 25 pontos de transferência a serem criados, estarão incluídos 50 pontos de recolha e distribuídos cerca de 600 motociclos, sem descurar luvas, máscaras, fatos, ferramentas de recolha e sacos apropriados. Está prevista, igualmente, a criação de 100 balneários públicos, de 11 cozinhas comunitárias e a construção de 14 quadras polidesportivas, entre as quais duas para cada município.


A rede de balneários públicos a ser instalada, em todos os municípios, inclui fossa séptica e poço roto, com um custo de 70 mil USD por balneário, num total de 7 milhões USD.


A rede de quadras polidesportivas, outro investimento programado, é um investimento na ordem dos 10,5 milhões USD.