Luanda  - A filosofia sempre foi uma ciência que atrai mentes e conquistou vários intelectuais desde o seu começo como ciência que,  inicialmente  marcado pelo mito até chegar ao nível racional, ou seja, um  nível em que tudo começou a ser questionado fazendo da indagação uma das suas principais ferramentas e  apoiando-se no método raciocinativo, procurou  a cada instante responder  várias questões  ligadas ,sobretudo,  à vida humana.

Fonte: Club-k.net

É exatamente sobre esta postura que a filosofia assume, que pretendo fazer um convite a você que procura a cada instante entender seus problemas  não apenas como  um ser social e político  ,  mas  como  ser racional e dotado de uma   inteligente.  Daí  a ideia de ligar a filosfia com a Psicologia   uma matriz que nos permite refletir sobre quem realmente somos uma matriz que é fundamentalmente produto do que nós somos como seres inteligentes.


A matrix, produto da   inteligência humana, representa o sistema em que todos estão envolvidos, alienados e escravizados. Nesse contexto surge o personagem Neo despertado por   Morfeu que representa o espírito de busca   pela renovação e aí dá-se início a batalha pelo novo, retratando as nossas constantes lutas por dentro e por fora pela boa consciência e racionalidade, isto é, a superação da nossa própria inteligência. Assim também desperta Sócrates em sua geração com um espírito contestador e seus combates mentais, sendo perseguido e dando notoriedade a filosofia.


Podemos encontrar no enredo uma similaridade com o mito da caverna em que as percepções da maioria se limita ao condicionamento da matrix e somente os que provam a luz da verdade desfrutam da liberdade e realidade. Essa é a trajetória da vida humana, cremos   e   nos tornamos aquilo que nossos sentidos percebem frequentemente até ao momento em que nos cansamos e começamos a questionar rumo a uma renovação que começa   por “conhece-te a ti mesmo” e segue-se as batalhas entre as nossas crenças ou entre nossas crenças e um saber estabelecido, a isto chamamos de momento de crise ou conflito existencial levando-nos a uma atitude filosófica que  é a volta ao princípio do “só sei que nada sei”, ou seja, se esvaziar do cotidiano e de si mesmo e procurar validar ou estabelecer racionalmente os valores e visão de mundo. Além disso a filosofia alcança   nível intelectual e sistemático com fundamentação racional e procedimentos de demonstração e prova . Finalmente a utilidade da filosofia é enxergada quando abrimos os olhos do nosso coração e abandonamos o velho homem com suas corrupções e enganos e damos lugar a um novo homem, movido por um espírito novo que deseja a liberdade, a felicidade e paz para todos.


Esta é a paz que todo angolano precisa viver, independemente das vicissitudes que todos nós sabemos e vinvenciamos. Procuremos cultivar nossa paz interior pois como dizia o santo de Hipona, “no jardim da Igreja se cultivam: As rosas dos mártires, os lírios das virgens, as rosas dos casados, as violetas das viúvas”. Procura trabalhar-te enetendeno a origem das tuas inquietações.