Lisboa – O Comitê provincial do MPLA de Luanda (CPPL) ameaçou e forçou um grupo de quadros a retirarem  as suas respectivas  candidaturas para  as eleições ao cargo de primeiros secretários municipais para dar  lugar a candidatos escolhidos pela direção partidaria  de Bento Bento.

Fonte: Club-k.net

Intimidações e processos disciplinares

A denúncia consta numa carta destinada ao Bureau Político, onde os autores alertam que os pré-candidatos as conferências municipais partidárias que se opõem a decisão do Primeiro Secretario provincial, Bento Bento  estão a ser objectos de processos disciplinares.

De acordo com a denuncia, ficou-se a saber que para   o Município do Rangel, o Comitê do MPLA em Luanda escolheu um candidato para concorrer às eleições municipais em detrimento de Imperial Santana Junior e “Cassule”, dois membros do Comitê Municipal daquela localidade que haviam se manifestado em disputar o lugar actualmente ocupado por Maciel Makavulo.  Ambos foram intimidados com processos disciplinares caso desobedecerem às orientações da sede de Luanda.

Pascoal Fortunato e Felix João, que tencionavam concorrer como pelo Município do Kilamba Kiaxi foram  excluídos e encontram-se sob processos disciplinares por terem desobedecido às orientações de retirarem as suas candidaturas em favor do candidato escolhido pelo CPPL. Semelhante historia aconteceu com Rafael Camuto, o candidato que tencionava concorrer pela Maianga.


O mesmo sucedeu com dois candidatos as eleições na Ingombota, Fernando Mota e Alvés Primo a quem a direção do MPLA  em Luanda  solicitou que desistissem da corrida e que passassem a apoiar o candidato indicado pelo partido, Constantino Lopes.  A Alves Primo que actualmente exerce o cargo de primeiro Secretario Interino na Ingombota,  o MPLA de Luanda, prometeu-lhe colocar como futuro 2º Secretario ao lado de Constantino Lopes.


Para o Município do Sambizanga, o MPLA faz gosto em manter José Eduardo dos Reis, um antigo opositor do ex- administrador José Tavares.  Eduardo dos Reis manifestava vontade de sair porem foi  notificado a ficar no cargo.


De acordo com conhecimento, o MPLA em Luanda, tenciona indicar a actual administradora do Município do Belas,  Joana Quintas como candidata a Primeira Secretaria do Comitê Municipal de Luanda, em detrimento de Elias Mendes de Carvalho, um sobrinho do veterano Mendes de Carvalho. Para o Município do Belas, o candidato escolhido pelo partido é Costa Gabriel “Gaby” actual director da habitação em Luanda.


As eleições municipais no MPLA, na Samba e Kilamba Kiaxi  acontecem no próximo sábado.  Por outro lado, analistas independentes, contactados para opininar,  encaram como “habitual” o tipo de “democracia” que se vigora no partido no poder baseada em intimidações e perseguições aos quadros.