Luanda  - Em 1994, dava-se início de inaugurações pela Primeira-dama da República de Angola a um conjunto de centros médicos com o seu nome.

Fonte: Club-k.net

Viana, um dos municípios de Luanda com mil e 343 quilómetros quadrados de superfície, e mais de dois milhões de habitantes, localizado na parte sudoeste da Capital Angolana, não fugiu a regra.

O Centro de Saúde Manicipal de Viana, mais conhecido por “Hospital da Ana Paula”, por ter sido inaugurado pela espessa do Actual Presidente da República, Ana Paula dos Santos, faz negócio a testa do hospital com dois privados, claramente visível e com o conhecimento da sua directora do estabelecimento hospitalar, Ana Generosa e a  madrinha Ana Paula dos Santos.

O referido centro possui no interior uma farmácia e um laboratório de análises. Segundo Dionísia Lopes uma das pacientes presente no centropara a consulta regular na condição de gestante “Gravida” nem um simples analgésico para diminuir dores o farmacêutico do centro nunca tem”.

“por isso vamos a farmácia de fora” acrescentou a gestante Dionísia Lopes.

Já o Laboratório de análises com o nome “Otchali Tcha Ice”, está bem juntinho com o centro médico. Em conversa com o recepcionista deste laboratório que atende por nome de Jorge Constantino revelou que “todas as analises exepcto glicémia o laboratório do hospital faz, mas que os pacientes recorrerem a este posto por falta de reagentes e que também, enquanto o centro dura três a quatro dias para darem-te o resultado aqui demos em menos de 24horas o máximo” acrescentando ainda que o péssimo atendimento dos pacientes no centro também contribui pararecorrerem aos exames esternos.

Um das paciente também estado de mãe que negou se identificar disse não ter conseguido realizar os exames no laboratório privado porque o conjunto de analises lhe estavam a cobrar mais de 4mil kwanzas, qualquer coisa como 50usd e não tinha nem a metade deste valor. A farmácia que detém o dístico com o nome “Gloria”, não nos quiseram receber, tal como na Direcção do Hospital