Luanda - O Departamento da Human Right Watch para África, garantiu que está a monitorar o caso de Domingos da Cruz. As fontes do Club-k.net, garantem que o jornalista acusado, foi-lhe dada esta garantia ontem (11/6) ao cair da tarde, por desta prestigiada Organização Internacional com influência na opinião pública global.


Fonte: Club-k.net & MISA-Angola

Tribunal marca julgamento por telefone

A HRW é uma organização de protecção e defesa dos Direitos Humanos no mundo. Esta organização está sediada nos EUA e tem representações de trabalho em várias partes do mundo.


Domingos da Cruz é Mestre em ciência da comunicação, é membro do Conselho de Governadores do MISA-Angola, onde se ocupa da pasta de Informação e professor. O jornalista  é acusado de faltar as audiências para as quais supostamente tinha sido convocado. Conta-se que o visado foi contactado na semana passada por telefone. (Podia ser, por exemplo: Disseram-lhe que o tentaram contactar em vão a semana passada) “Sem se identificar pelo seu nome próprio, um indivíduo ligou-me perguntando se era eu o Domingos da Cruz? ...Para de seguida comunicar-me que tinha julgamento marcado para sexta-feira”.


O tribunal provincial de Luanda fixou para o próximo dia 14, o julgamento trata-se do processo nº613/10-A como resultado do artigo “Quando a Guerra é Necessária e Urgente” no semanário Folha-8 em 2009. Na referida peca o Domingos da Cruz fez uma análise da situação vivida em Angola, que ele mesmo descrevia de caótica, onde são violados direitos fundamentais e não é possível o diálogo com o regime que se escuda agora nas eleições fraudulentas. Ora num cenário como este, diz o autor, a guerra é legítima como saída.


Consequentemente Domingos da Cruz foi acusado pelas autoridades angolanas de "incitador de violência e desordem pública".