Luanda - Luanda, 13 de Junho de 2013. O Secretariado Nacional da Juventude Bloquista, tomou conhecimento do julgamento do jovem académico e activista dos Direitos Humanos, Domingos da Cruz, previsto para o dia 14 de Junho do ano em curso, e manifesta preocupação em virtude do referido julgamento parecer uma acção intimidatória.


Fonte: Club-k.net


Domingos da Cruz é acusado de “promover a desobediência colectiva e violência”, na sequência de um texto escrito com próprio punho intitulado, “Quando a guerra é necessária e urgente”, publicado em várias partes e edições no Bi-Semanário F8, no qual o autor faz uma abordagem filosófico-académica sobre as motivações de conflitos que resvalam em guerra, na visão de vários autores.


O promotor do julgamento baseia-se apenas na 1ª parte do referido texto ignorando outras, permitindo-se assim fazer a interpretação “conveniente”, com os fins, mesmo não confessados, advinham-se.


O SNJB constata que o texto base do julgamento foi escrito na primeira semana de Agosto de 2009 e no dia 24 do mesmo mês e ano, o autor foi chamado na DNIC. De lá para cá tem tido uma postura mais reservada, tendo-se dedicado sobretudo ao curso de mestrado. No presente ano, o também jornalista concorreu na lista vencedora do MISANGOLA, é o seu Porta-Voz, e voltou de alguma forma a ter intervenção pública. Não tardou, foi ressuscitado o processo até então esquecido.


A Juventude Bloquista, solidariza-se com o jovem Domingos da Cruz, apela a sua serenidade, e continuará atenta ao andamento do processo até ao seu desfecho, aguardando por um julgamento justo.


O SNJB chama atenção das autoridades judiciais da República de Angola, para o fim imediato dos julgamentos com contornos e/ou motivações políticas, como forma de inibir a alguns cidadãos de participarem na vida pública do país e exercerem seus direitos á cidadania.


LIBERDADE MODERNIODADE CIDADANIA