Luanda – Cerca de 16 reclusos fugiram da Comarca de Viana, em Luanda, por volta das 20 horas de terça-feira, 25,  e até ao momento a Polícia Nacional conseguiu apenas capturar um dos fugitivos.

Fonte: JA
A informação foi prestada pelo segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, subcomissário Francisco Ribas, definindo que a fuga é resultado de uma acção combinada entre os detidos.

Segundo o subcomissário Francisco Ribas, a acção decorreu no momento em que os guardas prisionais abriram as portas das celas para a distribuição da última refeição do dia aos reclusos.

A forma de actuação dos reclusos não foi avançada, tendo sido apenas salientado que a direcção do estabelecimento prisional solicitou a intervenção das forças da ordem, que culminou com a captura de um dos foragidos.

Até ao momento, encontram-se ainda a monte os restantes 15 elementos, estando a ser feitos todos os esforços para a sua captura. As causas que estiveram na base dessa fuga estão a ser investigadas pela delegação provincial do Ministério do Interior, que trabalha igualmente para a detenção dos reclusos.

Angola tem uma superlotação de reclusos nas suas cadeias, como avançou o director nacional dos serviços Prisionais, comissário Domingos Ferreira de Andrade, nas primeiras jornadas sobre a criminalidade realizada na semana passada em Luanda.

O país tem 34 cadeias, que acolhem actualmente 21.634 reclusos, ultrapassando a sua real capacidade, que é de 12.970. Apenas cinco estabelecimentos prisionais de Luanda acolhem 7.308 reclusos, quando a sua real capacidade é para 4.384 presos.

O Governo tem em curso a construção de mais cadeias, que em média registam a recepção de 83 pessoas por dia, para melhor acomodação dos reclusos, refere o jornal.