Luanda – O Bloco Democrático (BD) vem comunicar ao povo angolano a luta corajosa dos trabalhadores do hotel Epic Sana em Luanda, que entraram nesta sexta-feira, 28, em greve pelas 9h00 da manhã. Uma luta justa por salários justos, contra os salários baixos.

Fonte: Club-k.net

A referida unidade hoteleira será uma das mais caras, se não a mais cara de Luanda. Pelas redes sociais foram postos a circular alguns valores em dólares americanos que poderão ser os praticados:

Cerveja: 10 Usd
Coca Cola: 10 Usd
Sumo natural/copo: 8 Usd
Serviço de café (15 pessoas): + 1000 Usd
Quarto normal: 530 Usd
Suite Master: 1200 Usd
Apart. T1: 800 Usd
Apart. T2: 1 200 Usd
Suite presid.: 3000 Usd
Prato do dia: 85 Usd
Àgua pequena: 10 Usd
Hamburguer: 30 Usd

Os trabalhadores receberão salários base a rondar (em valor aproximado em dólares) os 120, dividindo por dia, isso dá uma média de 4 dólares dia para um trabalho altamente qualificado na área de hotelaria, visto tratar-se de uma unidade 5 estrelas. Mas afinal o angolano sofre tanto porquê?

O jornalista e consultor Alexandre Neto Solombe, apresentou na sua página de facebook valores de 120 a 370 USD. O jornal de Angola na sua pequeníssima notícia apontava também que para 400 USD o salário de "muito poucos". Uma vergonha! Que espécie de executivo é este que temos que não protege e garante justo salário? Como é que aos custos actuais os trabalhadores podem sobreviver? Como podem pagar formação contínua e saúde? Como pagam a habitação? Ainda há quem queira subir o preço da gasolina...

Os trabalhadores do referido hotel, em busca de melhores salários face ao esforço que realizam, concentraram-se em plena rua para mostrarem a sua luta com cartazes. Infelzmente, foram supreendidos pela repressão. O jornalista Alexandre Neto Solombe reportava que foram obrigados a se afastarem para local onde se manifestavam para mais longe da zona pública do hotel, uma vergonha!

A policia, que muitos sofrerão também eles com salários baixos e falta de pagamentos, usou a sua brigada canina causando ferimentos em vários grevistas. Irmãos da policia, pense nos seus magros salários e falta de pagamentos, é preciso unir esforços.

Como nota negativa, temos a acrescentar que o Jornal de Angola não deu o devido destaque à notícia da luta dos trabalhadores nem reportou a acção policial de que foram alvo.

Como nota positiva, temos a apontar o cada vez mais notório interesse e apoio às causas de todos os angolanos. Os videos da greve tiveram centenas de partilhas nas redes sociais! O apoio aos trabalhadores foi animado! Os angolanos sentem-se cada vez mais solidários. A luta tem que ser conjunta por uma Angola plena de liberdade e modernidade!

Apelamos à continuada união de todos os trabalhadores angolanos, apelamos a que se organizem cada vez mais em sindicatos independentes, sindicatos nos seus locais de trabalho, sindicatos seus, sob seu controlo para que possam ver as suas preocupações defendidas.

Apelamos a que organizem a divulgação das suas lutas, usando a internet, os sites, os blogs, as redes sociais como o facebook, twitter, google plus, panfletos e todos os meios legais. Todos os trabalhadores formais e os do sector informal devem se organizar em grupos do seu trabalho e devem levar a luta às ruas. A causa será uma! Todo o povo junto!

Muitas vezes, os trabalhadores lutam no anonimato, na solidão, abandonados. Assim não irmãos! Façam uma luta divulgada a todo o povo angolano, para que todo o povo se una a vocês!

Trabalhadores, não sofram sozinhos, a cidadania faz-se em conjunto. Mobilizem os vossos familiares, amigos,  colegas e todo o povo angolano, divulguem a vossa luta na internet, nas redes sociais, junto aos meios de comunicação, junto às associações, ONGs, junto ao Movimento Revolucionário de Jovens e partidos políticos como o Bloco Democrático. A luta em conjunto fará a vitória! Angolano ajuda angolano! A união faz a força rumo à modernidade!

Recorde-se, que a recentemente os trabalhadores de um outro hotel de 5 estrelas estiveram em luta, foi no HCTA Hotel Convenções de Talatona. Também estiveram em luta os trabalhadores da Robert Hudson, da Refriango, de transportadoras, seguranças, Pumangol, professores, etc. A luta dos trabalhadores cresce! Vamos todos ajudar, vamos todos formar sindicatos no nosso local de trabalho! Não à exploração, sim à modernidade! Trabalhe e exija respeito! Trabalhe bem e exija salários justos! Com a lei do nosso lado vamos à luta!

A cidadania é também o seu direito à luta por salários justos! Mwangole, lute por uma vida melhor, organize-se no seu local de trabalho com os seus colegas!

Angolanas e angolanos, juntos é possível, juntos vamos mudar todo este sofrimento. Participe nas próximas eleições vote e defenda o seu voto, nas eleições não hesite, corra com quem faz sofrer! Vote Bloco Democrático!

LIBERDADE, MODERNIDADE, CIDADANIA
Luanda, aos 28 de Junho de 2013