Luanda – Segundo  a confissão de dois altos funcionários da ultra-secreta angolana, terá sido Lev Leviev Group que veio, uma vez mais, ao socorro  para «branquear a imagem» de José Eduardo dos Santos, proporcionando-lhe  assim uma entrevista com o Henrique Cymerman, correspondente da SIC.

Fonte: Club-k.net
 
A  semelhança do que aconteceu  na guerra civil, quando as forças de Jonas Savimbi estavam a porta de Luanda, Lev Leviev  aparece como o anjo da guarda, mas desta vez,  para reforçar e reafirmar os interesses da sua companhia Ascorp - Angola Selling Corporation, S.A.R.L.
 
Contudo, foi Leviev quem propôs a criação da Ascrop em 1996 à Dos Santos, investindo de imediato 60 milhões de dólares norte-americanos para "afugentar" a De Beers de Angola ,em plena guerra civil, e monopolizar  a extracção e  comercialização de diamantes bruto  dentro e fora do país.
 
Aos poucos, a UNITA foi afastada dos grandes jazigos de diamantes e José Eduardo dos Santos ofereceu 16% dessas minas ao Lev Leviev, que  na altura vangloriou-se da seguinte maneira: "Dos Santos disse que fui eu o único que ajudou o seu país", de acordo com a Forbes.
 
O chocante na piada dessa vanglória é que enquanto vidas humanas eram sacrificadas impiedosamente durante a guerra civil, José Eduardo dos Santos fazia fabulosos negócios com os traficantes de armas e diamantes – Lev Leviev ocupava-se de contrabandear os nossos diamantes, Xu Jinghua (Sam Pa),Pierre Falcone e  Arcadi  Gaydamak traficavam armas para Angola, numa visível violação do embargo das Nações Unidas.
 
No entanto, acredita-se que Lev Leviev tenha apresentado "formalmente" José Eduardo Dos Santos à Vladimir Vladimirovich Putin, quando este estava em grandes momentos de ascensão à nomenclatura do Kremlin. Mas, Leviev já conhecia Putin quando este ocupava o cargo de vice-prefeito de São Petersburgo...
 
O negócio de diamantes em Angola tornou-se tão  promíscuo a tal ponto que Lev Leviev conseguiu um poderoso domínio da compra dos nossos diamantes bruto através de Isabel dos Santos, com quem tem uma amizade próxima. Leviev fê-la bilionária em troca de acesso ilimitado as nossas minas de diamantes. Aliás, Isabel dos Santos também tem participação na companhia Ascorp de Leviev.  
 
Em Menos de 15 anos Lev Leviev enriqueceu-se exorbitantemente ao vender a sua participação de 18% nas minas de diamante da Catoca à China Sonangol International por 400 milhões de dólares. Uma participação que havia adquirido na década de 1990 por apenas 20 milhões de dólares.
 
A luz do decreto 158C da Federação Russa, de 1992, Lev Leviev Group e a companhia diamantífera russa Alrosa  criaram uma parceria, segundo a allaboutgemstones.com. Entretanto, Alrosa está em vias de  controlar 95% da extracção dos nossos diamante, realizando assim um das ambições de Leviev em controlar e afastar a De Beers do negócio de diamantes em Angola.
 
O maior perigo do negócio de diamantes em Angola reside no acesso ilimitado que companhias como Lev Leviev Group, Alrosa, Odebrecht, China Sonangol International, Endiama china international, etc., têm nas nossas minas de diamantes. Por além de não sabermos de concreto o número da produção total de diamantes, taxa de extracção, venda, etc... o questionável em tudo isso não é só a maneira como essas companhias correm desenfreadamente pela extracção dos nossos diamantes, mas a forma  brutal e selvagem como tratam os nativos nas zonas diamantíferas.
 
Se vivêssemos numa sociedade civil de direito, José Eduardo teria de responder perante a justiça por todos os crimes e brutalidades selváticas cometidas contra as populações indefesas nas zonas diamantíferas. É realmente humilhante e repugnante as atrocidades quotidianas que essa  população tem sido submetida.
 
É também induvidável que o actual sistema jurídico venha a adoptar uma postura imparcial e ética sobre as constantes violações dos direitos humanos contra os  nativos nas zonas diamantíferas, venda e enriquecimento ilícito do presidente da República, sua família e demais membros do governo, tráfico de influência  pela concessão dos direitos mineiros de exploração e comercialização de diamantes, etc.
 
Assim, essa é uma das maiores razões pelas quais cada um de nós é chamado para que de forma cívica e consciente exerca o seu direito de soberania, exigindo a realização de uma conferência nacional para criação de um governo de transição. Tudo isso para se evitar que o país mergulhe num banho de sangue sem precedentes em toda história de sua existência. Atingimos o ponto zero e acreditar em alternâncias políticas através dos escrutínios – é uma ilusão e um risco fatal!!!

DoSantos perdeu o direito legítimo de nos governar por que abusou e defraudou a nossa honra. Tal como o inquilino que não paga a renda, Dos Santos tem que ser desalojado imediatamente do nosso palácio.
 
*Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Referencias:
http://www.forbes.com/global/2003/0915/046.html
http://www.diamonds.net/News/NewsItem.aspx?ArticleID=35756&ArticleTitle=Leviev+Reportedly+Sells+Stake+in+Catoca+Mine
http://www.allaboutgemstones.com/diamond_trade_history.html