A carregar...

Elsa Luvualu, activista da UNITA que aderiu ao MPLA

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 3.04 (12 Votos)

Luanda  – É originaria da  Gabela e ao  tempo da sua infância fez parte da “alvorada”, uma organização de pioneiros da UNITA, equivalente a OPA do MPLA.  Na fase adulta da sua vida, trabalhou como secretaria de  um influente sindicalista Pascoal Luvualu.  Ela contava com 16 anos de idade e tendo em conta a diferença de idade, nada os impediu de embarcarem para uma relação de que resultou,  em duas crianças.

Fonte: Club-k.net

Luvualu,  que se tornara seu  esposo, era uma importante figura do regime em que cujo  Bureau Político do MPLA fazia parte. Ele esteve também nos Congos.  Nos primeiros anos, após a morte de Agostinho Neto, ligou-se a Eduardo dos Santos e este por sua vez  chegou a efectuar visitas  privadas  em casa do casal para troca de impressões da rotina política do país.  Elsa Luvualu,  a esposa do sindicalista, era uma jovem que teve de desligar-se das suas  convicções políticas por efeito de um “pacto” com o esposo de que ela já mais revelaria as suas afinidades, a UNITA, enquanto estivessem juntos.


Depois de   vários anos,  após o falecimento do  esposo, a mesma se reaproximaria a UNITA  tendo reingressado em Fevereiro de 2008. Tornou-se numa militante activa  e logo aseguir foi catapultada para o  executivo da LIMA.


Em Maio de 2011, foi detida em Luanda, por fazer parte da primeira manifestação convocada por um anônimo on-line destinada a amedrontar/derrubar  o regime do Presidente José  Eduardo dos Santos.  Chegou a ser intimidada por um alto oficial  da polícia nacional, Dias do Nascimento.  Passou uma noite na  esquadra  da polícia tendo saído  com sinais de feridas, nos braços,  por causa das algemas. 


Após a sua soltura foi notada nela, incentivo em continuar com a luta contra o regime angolano e  em diversas vezes foi convidada a tomar parte de iniciativas políticas com realce a uma ação promovida pelo Bloco Democrático no "Chá de Caxinde". Ao mesmo tempo dedicou-se a pratica de escultura , um passatempo favorito.  Na véspera do último congresso da UNITA, foi ela que pintou parte das estruturas do condomínio do partido em Viana.


Em 2012, fez parte das listas dos candidatos a deputados pelo maior partido da oposição. Alega-se que terá se desalegrado por o seu nome ter se encontrado numa posição (na casa dos 50), em desvantagem. No decorrer de desabafos insurgiu-se contra a posição de Miahela Webba na lista alegando que ela teria feito mais em relação à colega. Teria também ficado na contramão quando contava com a sua nomeação como Ministra do Ambiente do governo sombra da UNITA. 


Muito recentemente esteve numa actividade dos festejos natalício da LIMA. Porém, de acordo com dados convergentes, a mesma encontrava-se   ao mesmo tempo em contactos  com uma ala do MPLA, conotada  ao Secretario para os assuntos urbanos,  Bento dos Santos “Kangamba”.  Há rumores de que  para a sua adesão ao partido no poder,  incluiu a uma oferta de 30 mil dólares americano, uma viatura e uma  residência.

Alude-se que Elsa Luvualu terá aceite  as propostas em decorrência de dificuldades a que vinha tendo após ter vendido em Benguela,  caimões deixados pelo malogrado esposo e de ter perdido o local onde vivia com os filhos.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Mangole fundido 25-07-2013 16:45 #134
Elsa luvualu parabéns e mesmo assim quando se tem fome temos que ir a luta ate conseguirmos alguma coisa
+1 Novangola 23-07-2013 17:36 #133
Há razoes para se poder desconfiar, de que esta senhora, o tempo inteiro era uma raposa do Mpla infiltrada no seio do Movimento Revolucionário, afim de prestar informacoes ao regime sobre todas as actividades e movimentacoes dos jovens rfevolucionário s. Quem sabe, ela pode até ter as maozinhas nos factos que levaram o regime a fazer prisoes injustas aos inocentes jovens, e porventura pelo desaparecimento de KK (Kassule, Kamulingue)?
+1 Sinuca 23-07-2013 16:33 #132
Atenção juventude, já esta conosco o MOVIMENTO JUVENIL ANGOLANO vamos revolucionar o pais e acordar os jovens que andam adormecidos. Vem e participa com sugestões não importa a sua cor a raça, a religião ou ate mesmo a sua origem vamos expor as nossas idéias para conquistarmos os nossos direitos.
0 ninguém 23-07-2013 14:59 #131
Vira-lata sem vergonha
0 Ade 23-07-2013 11:10 #130
A Dona Elsa queria ser Deputada implorou tanto, mas a lei não nos ensina assim, tudo tem o seu tempo oportuno agora ela estar num silencio total o M já lhe conhece ela e como um camaleão muda de cor consoante o lugar onde estiver, temos que ser patriotas ,não podemos trabalhar com interesses isto e errado nunca serás considerada pelo M você e vira vira
0 Autóctone 22-07-2013 15:06 #129
Render-se ao Mpla nessa altura, é perca de tempo e falta de dignidade. O povo angolano cada dia está despertando das mentiras deste Partido, que se existe até agora, é por causa de corropção e roubo da riqueza do nosso país. Não tem políticas claras para governar este pais.Dividem as pessoas através de aliciamentos; os seus dirigentes perderam argumentos políticos e o único recurso é a corropção para apanhar os mais fracos e sem rumo certo. A verdade porém, o dia da mudança cada vez mais está proximo. Força e unidade povo angolano.
0 pedro mpovany 22-07-2013 11:52 #128
En africa quando o fundador ou dono dum partido politico morre , leva com ele a ideologia politica du partido
entao cada um vai refletir segundo o coracao.a pobreza fatiga os politicos.
0 wafodiengue 21-07-2013 22:26 #127
caso micha entaoxta fraca, isso tdo e bajulacao
0 Benedito Eduardo 21-07-2013 16:41 #126
Elsa, se eu fosse o presidente do MPLA não te receberia, porque voce é traidora, voce passou toda sua joventude na UNITA agora que esta velha quer fazer o que no MPLA, qual contributo que você vai dar mais, deixe de interesse, porque o javali nuca será porco, se você sentiu fracassada na UNITA, a mesma coisa poderá fazer no MPLA, não se faz a democracia com único partido.
-1 Sofredor 21-07-2013 09:41 #125
Forca Sr Bento Kangamba e MESMO assim vamos DAR tempo AO tempo eles todos VAO ACABAR por entrap no MPLA . Nos somos mil hoes e contra milhoes ninguem combate
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL