A carregar...

DNIC processa Club-K por denunciar praticas de torturas

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 4.19 (13 Votos)

Luanda - O jornalista Lucas Pedro regressará a Procuradoria-Geral da República no próximo dia 12/07, desta vez para prestar declarações no âmbito dum outro processo 74/13, que é movido contra si, queixa apresentada pela Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC), devido a notícia que denunciava as torturas, supostamente praticadas pela polícia, como meio de obtenção de provas dos detidos nas cadeias.

*Alexandre Solombe
Fonte: Misa Angola

O colaborador do Club K esteve nesta sexta-feira, 05, na DNIAP, direcção de investigação da Procuradoria, para onde tinha sido chamado para prestar declarações sobre o processo 47/13. Quando se retirava, recebeu a outra notificação.

Essencialmente a  PGR, tem procurado saber quem são os proprietários do Club K, quem financia e onde se localiza a sede. O modo como as perguntas são colocadas, denota alguma falta de conhecimento por  parte dos investigadores-instrutores, bem como o desconhecimento do modo como funcionam as plataformas de comunicação alojadas na internet.

Perto de cinco horas de audição para ambos. Com Lucas Pedro a sessão marcada para as 9:00 começou apenas por volta das 11 horas  terminando cerca das 13. Perto das 14:00 horas teve início a audição do José Gama até depois das 16:00.

Nas duas sessões, houve presença dos advogados da Associação Mãos livres, com David Mendes, Salvador Freire e Zola Ferreira Bambi.

Com vantagens que podem ser exploradas desta nova condição, a defesa requereu com sucesso, que os seus constituintes fossem ouvidos na condição de arguidos e não como declarantes. Sobre esta decisão tomada, exemplificou David Mendes, que como declarantes o interrogatório tinha um sentido em que eles eram obrigados a responder obrigatoriamente as perguntas dos investigadores sob pena de não o fazendo, poderem ser incriminados, ao passo que como arguidos, o seu comprometimento não era tão maior.

Inspirado em experiências de liberdade dos países de democracia liberal, o Club K, projecto juvenil,  tornou-se  num dos mais conhecidos canais  de informação alternativa por parte dos angolanos, dedicado a   publicação de notícias, artigos de opinião e de investigação sem grandes restrições.

Os processos números 42/013 e 47/013, acusam o jornalista de cometer crimes de abuso de liberdade de imprensa e de injúria contra entidade pública e difamação, por causa de artigos divulgados na imprensa portuguesa, com títulos “Procurador-Geral acusado de ter ficado com 10 milhões de dólares do caso BNA”, “PGR angolano investigado por suspeita de branqueamento” (este retomado do jornal português Expresso) e “PGR compra mansão de 4 milhões de euros em Cascais”.

 






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 RUI KUNBI 22-07-2013 13:04 #55
NOA TENHEM MESMO VERGOHA ISTO JA UM ABITO DESDE PARTIDO UNICO QUE NAO SABE TODOS
0 tomas 17-07-2013 20:44 #54
abaixa dnic
0 Makalakata 16-07-2013 06:55 #53
Porque e que tambem nao predem o Calado Show??? Ele faz ate passar esta piada na TPA e nas melhores casas de espetaculo de Angola, Portugal entre outros !!! Apenas se disse a verdade de outra forma.
0 Mwangole 14-07-2013 01:53 #52
o Mpla ja o deu um veneno a longo prazo. Sempre a assassinarem quem fala a verdade. Assassinos de angolanos.
+1 kazemba londjo 12-07-2013 20:37 #51
pura vergonha quem nao sabe que a dnic tortura, suspeitos, inocentes,culpa dos e na maior dos casos empacota-nos mesmo deixando rasto não são responsabilizad os.agora querem questionar a verdade seus hipócritas assassinos,deve riam o mpla todo quem matou mfulunpinga lando Victor desavergonhados , bichos,muacamba hossonhi.
0 Wawe 12-07-2013 07:33 #50
Como o diabo angolano e com representações em muitos países deus nao vai permitir o desaparecimento do club k como única tábua de salvação que temos. Viva o club k viva a democracia. Quando foram publicados os nomes dos nossos milionários no angolense a uns anos atras os payamas e companhia queriam processar, prender e matar. Hoje nem tem vergonha a riqueza triplicou de dia para noite nem dnic nem procuradoria pergunta que magia tiveram para obter os rendimentos vertinosamente. Justiça só para pobres. Deus sabe como proteger os justos. Abaixa a ditadura. Viva a democracia e viva o club k.
0 imparcial 12-07-2013 07:15 #49
Ao club k: mesmo q vos persigam nao desespereis pois vira a bonanca no fim coragem jesus venceu o mundo vois vencerei esta justica so para ricos e poderosos mafiosos do m e companhia coragem coragem valorosos combatentes da liberdade e imparcialidade e verdade
+2 imparcial 12-07-2013 07:03 #48
Is menus visinhos Estes q vestem e Dan am com estravagancia dizem sempre: estes muadies nao stao com nada. Em vez d perseguirem o club k porq nao procuram verdadeiros criminosos? Acham q se silenciarem o club nao aparecem outros sites? Aprendam com os egipcios; Mubaraque por ter saido no inicio da revolta ainda colhe simpatias mas mursi por ter sido casmurro nem o ocidente pergunta onde esta. Pensam q saireis impune sempre?
+1 Sofia a verdade 11-07-2013 14:54 #47
É complicado não sabe diferencial a comunicação com fundo de verdade e informação que é verdadeira para esconde o que realmente acontece..O site em questão e um site de verdade onde podemos ter maior informação da verdade..Espero que a luta justa pela informação continue..PAREB ENS AO CLUB-K
0 Veritas 11-07-2013 10:33 #46
meus irmão o Mundo já está ao fim como está escrito na Biblia, os Homens amarão mais a mentira do que a verdade, para eles o MPLA e a sua maquina repressiva que é a policia amentra é a verdades mais que fala VERDADE da VERDADE é mentiroso e vai na cova, por isso perseguem os que falam a verdade porque o pai deles o diabo é o pai da mentira
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL