Luanda  -  É muito triste que em Angola não exista ainda, nenhum professor de história para formar os genuínos sobre a verdadeira história de Angola. É assim: quando se formou a UPA verdadeira na cidade de Matadi (RDC) só lá estavam os genuínos de Mbanza-Kongo. Naquela altura o povo de Mbanza-Kongo era chamado de (Ba San Salvador) portanto, não havia ninguém da etnia Muzombo, pois não era preciso e tão pouco era tribalismo, fora disso.

 

O maior receio era que os Bazombos nos traíssem para os portugueses. Alias, quando os mais ou menos ricos de Zombo em Kinshasa (Léopoldville) formaram ALLIANCE de Bazombo (Aliazo) só lá estavam exclusivamente, os Bazombos, comerciantes da Makela do Zombo, Damba e Kibokolo. A guerra começou sem tribalismo e ninguém acusava ninguém de tribalismo. Todas as etnias e tribos de Angola estavam lá alias, o primeiro chefe das operações, o comandante João Batista Tráves Pereira, foi natural genuíno de Ondjiva, província do Cunene, e ainda o comandante Pedro Fernandes (Cantifula) o único mulato também natural genuíno de Ondjiva, todos eles desertores das forças armadas portuguesas. Os comandantes Alberto Chipata, João Gonçalves Margoso, Kakolongongó, Manuel João, comandante Isaías e tantos outros que não eram Bakongos, eram de Nambuangongo, Malanje, Benguela, Bié e Cunene. Todas as províncias de Angola eram da UPA.

 

As coisas mudaram depois de juntar-se com a P.D.A ex aliança de Bazombo, porque queriam eles também fazer a sua história ao quererem tomar o lugar de Holden Roberto como têm feito no seio das igrejas protestantes; não querem ver ninguém de Mbanza Kongo a dirigir e trata os de lá e Holden Roberto de tribalistas. É triste! Este é um caso patológico para os Zombos que nem se quer sabem que o avô de Holden Roberto, Nekaka, pai da dona Joana mãe de Holden Roberto, era de Sanzapombo e cresceu na missão protestante da I.E.B.A ex B.M.S de Kibokolo, sendo que os missionários ingleses, são os que o levaram para Mbanza-Kongo.

 

Que triste! Zassala “Doutorro” em mentiralogia, depois de se candidatar a FNLA genuína e derrotado por Ngola Kabangu, foi se entregar a FNLA renovada de Lucas Ngónda que ele o tratou primeiro de falso porque este foi antigo combatente das forças armadas portuguesas e não só; também foi antigo agente da P.I.D.E, combateu a UPA FNLA ao lado de Salazar e Caetano. Zassala foi corrido. Tentou voltar pela segunda vez, mesmo assim não deu. Zassala, o mesmo que levou a FNLA de Holden Roberto ao tribunal onde só mandam os racistas (brancos) que nunca vão esquecer a UPA FNLA, por causa do sofrimento que tiveram os seus pais. Os portugueses escreveram bem. A FNLA foi o único partido que lutou e que tinham também os prisioneiros de guerra.

 

O primeiro prisioneiro de guerra foi o Almirante Rosa Coutinho, aquele mesmo que entregou a independência nas mãos do MPLA P.T Rosa Coutinho foi parar na cadeia central de Makala onde Holden o encontrou a comer arroz e feijão enferrujado. Coitado! Quando viu o Holden Roberto deixou cair o prato de arroz. O Holden disse-lhe: -Pode senta-te e come a vontade. Eu não sou assassino nem racista. Apenas queremos independência. Tu não és o culpado, o culpado é o regime colonial, o Salazar. Os portugueses foram honestos. Os portugueses de hoje são honestos, menos aqueles que vivem em Angola e que se intitulam angolanos sem requerer a nacionalidade. Estes são piores que os cabo-verdianos, que davam palmatórias aos angolanos genuínos. (Hoje em dia a maioria desses cabo-verdianos são generais). Basta ler os livros de Frei Antunes (Kennedy & Salazar “Leão e a Raposa”.) e de Dalila Cabrita da P.I.D.E sobre a guerra colonial e também o livro“ Sangue no Capim”.

 

Que só falam da UPA-FNLA o único partido que lutou, bem como ilustra alguns filmes de Joaquim Furtado. Talvez o doutorro Zassala não saiba o que o Holden Roberto fez, vocês já venderam o vosso P.D.A ao doutor Alberto Neto mentira? Essa tua UPA com a bandeira da FNLA com uma parte verde e que tem símbolos de machado, catana, enxada e livro de António Agostinho Neto ex líder do MPLA, que levou no tribunal constitucional para te reconhecer é uma fraude. Sabe que onde tem um branco da segunda colonização como aqueles que estão no tribunal constitucional, um só, apenas um só, vale mais do que um milhão de Negros genuínos. Vão te reconhecer porque é isso que eles gostam, dividir para continuar no poder e enriquecer os seus filhos e todos os estrangeiros que os apoiam.

 

Que bela democracia!!! Felizmente para nós, todas as outras tribos e etnias de Bakongos estão a saber que a culpa dessa miséria angolana não foi de Holden Roberto, coitado! tinha muitos traidores e continua a ter até aos dias de hoje. 90% Dos verdadeiros antigos combatentes, não beneficiam de fundo de pensões (uma boa parte já faleceram, sobre tudo os mais velhos, que não ganharam nada) e os que beneficiam só ganham 35 mil Kz o equivalente a 350 USD. Ninguém da FNLA está na Caixa Social, onde os falsos do MPLA ganham mais de 180 mil kwanzas equivalentes a 1600 dólares americanos. “O MPLA só tinha apenas 400 soldados “.

 

Segundo o mais velho Manuel Lamvu e tantos outros livros escritos pelos próprios portugueses. Para quem duvida, estas são provas irrefutáveis . Se nós recuarmos um pouco para atrás: no Gabão, Kongo Brazzaville e Kongo Democrático. Os Bakongos daqueles países de todo litoral cujo é o limite é Benguela, davam nos muito respeito como angolanos. Vindo a perder esse mesmo respeito por causa, dos Bazombos. As primeiras guerras de resistência de Mbiandangunga, de Mwene Muana Malaza rei, que um capitão mulato, de nome Luís Lopes de Sequeira, cortou a cabeça na batalha de Ambuila. Levaram a cabeça e enterraram na capela católica de Nazaré, junto do Ministério do Interior na marginal. Quem duvida pergunta aos padres católicos. Enquanto os Bazombos festejavam a morte do rei, que morreu com mais de 10 mil guerrilheiros, (como aconteceu no dia em que morreu Jonas Savimbi) foi uma grande festa em Luanda e não só. Com ideia que a cabeça do rei seria bola dos portugueses.

 

O rei de Portugal baixou ordens para a enterrar com todas honras merecidas de um rei, infelizmente esses livros escritos pelos portugueses o MPLA fez desaparecer todos. Foi portanto, o contrário do que pensavam os traidores. Este rei era do mesmo clã Nenkanga como o mesmo Zassala. Mais tarde morre Álvaro Buta que deu também muitas dores de cabeça aos portugueses infelizmente enganaram o Buta para sair das matas de Mbanza-Mpangu província do Zaire, para assinar com eles o cessar-fogo em Mbanza Kongo. Quem foi encarregue de ir nas matas conversar com Buta foi o avô de Holden Roberto e o seu pai Roberto diáconos da igreja I.E.B.A (B.M.S) na mesma noite foi uma grande festa batuques e bebidas (à gogó) quando amanheceu nenhum combatente tinha força, toda noite os portugueses distribuíram vinho com sonífero e o coitado Buta desapareceu e foram lhe matar. O pai e o avô de Holden ficaram chateados e juraram dizendo: se não for o meu filho será o meu neto a vingar por mim. O pai de Holden Roberto levou a família no exilo no Kongo Democrático. Portanto, Holden tinha uma missão do avô e do pai dele. Zassala e Ngónda deveriam fundar as suas formações políticas em vez de vender o suor e o sangue dos outros. Podem enganar que os (San salvadores) são tribalistas como é de hábito deles é pura mentira, porque a primeira célula da UPA em Angola foi no Lobito (Província de Benguela) são umbundos, se fossem Bazombos, informavam Salazar e Caetano para ganhar dinheiro.

 

Os Anjos, os profetas, nem ninguém do céu poderá desmentir isso. Libreville, Brazzaville, Kinshasa, Luanda são terras do rei do Kongo limite é Benguela o maior partido em Angola para quem respeita a verdade de Deus é a FNLA só que não tem dinheiro tudo está nas mãos do MPLA. Doutor Zassala, a vossa FNLA/Renovada foram os Bazombos que inventaram na república do Palanca, por três vezes tentaram chamar e convencer o falecido mais velho Oramba, três vezes o velho redondamente negou e vos respondeu: tirem primeiro o nome de Holden Roberto no meu filho cassule, mentira? Zassala quem salvou a vida a ti , teu pai e o teu irmão hoje é médico foi o Comandante Sansão , o dia programado pelos portugueses para vos matar o Comandante Sansão com a tropa dele atacaram os portugueses e libertaram vocês pela madrugada sob ordem de Holden Roberto , Doutorro mentira ? Beneficiaram de bolsas de estudo da FNLA na missão protestante de Sonabata escola primária, secundária e universidade de Kisangane. Pelo contrário são os primeiros a acusar os outros de tribalistas, por causa de vocês os Bakongos são mal vistos e maltratados, nos dois Kongos, Brazzaville e Kinshassa os angolanos eram muito respeitados, por fim, todos angolanos ficaram sujos todos eles eram chamados Bazombo por causa deles.

 

No monumento de Kifangondo, são honrados todos os heróis de origem estrangeira. No Kongo democrático houve resistência de Ngongo Lutete antepassado de Lumumba e na Guiné Samory Touré antepassado dos Touré , e aqui em Angola para além de Ekuikui e outros seria também Mbianda Ngunga , o rei Mwene Muana Malaza , Álvaro Buta e Álvaro Holden Roberto Diasiwa , isto mais, nem os profetas nem os anjos nem Jesus nem o próprio Deus podem desmentir isso porque Deus é sinónimo de verdade .

 

Doutor Zassala é da I.E.B.A que vergonha! Em Luanda nos tratam de Langa e Zairenses por causa de vocês que não gostam de falar o vosso Kikongo; têm tido vergonha e só gostam de falar lingala, até os mais velhos não gostam de falar Kikongo e as vezes também falam muito mal lingala. Dizem que, no cemitério dos reis de Mbanza Kongo tem a tumba de um rei da etnia Bantandu da R.D.C , nunca Bazombo porque ? Por causa do vosso comportamento natural, desonestos e muitos pensam que os Bakongos são medrosos, o que não corresponde a verdade. O problema dos Bakongos é de ter traidores que vendem tudo.

 

O MPLA segundo os escritores portugueses só tinha 400 soldados na Dolisia, nem se sequer tinha quartéis no Máqui deles. O Manuel Lamvu nos contava tudo. Hoje não é outro? é você mesmo que está a estragar as obras de Holden Roberto e de todos outros antigos combatentes, que estão a morrer sem ganhar nada só para você ganhar dinheiro do MPLA ?!! Depois de o Comandante Sansão ter te salvado a vida foste parar em Kinshassa na casa de teu tio António David, na rua Kapanga cruzamento da avenida Kasai , teu tio famoso Anti-Holdenista e da UPA de primeira classe. Os angolanos hoje querem políticos, oportunistas talvez já não. Senhor Zassala não és político. Ora bem, se o Ngónda não tinha assinaturas e você com a tua UPA renovada como é que fica? Vais mesmo chegar nas províncias onde a maioria dos antigos combatentes seus filhos e netos que nunca receberam nem um tostão do regime da segunda colonização? Quando regressamos em Angola pensávamos todos que os Zombos haviam de mudar, infelizmente nem um pouco. Os encontramos buereré nas cadeias de Luanda e na cadeia da estrada de Catete, acusados de posse de bilhetes de identidades falsos e passaportes 5 ou mais para cada um, com fotos e idades diferentes, MPLA não gostou e o povo também não. A partir das primeiras guerras e dos vossos comportamentos que os outros Bakongos do Gabão, Brazzaville e do Kongo Democrático perderam a confiança, particularmente, sujaram toda província do Uige.

Daí os (San Salvadores) do Bembe e de Ambuila não aceitavam mais casamentos com Zombos. No tribunal constitucional onde levaste primeiro a FNLA para afastar Ngola Kabango tem lá brancos que se intitulam angolanos, hoje nenhum deles requereu a nacionalidade angolana, porque é a regra no mundo inteiro mesmo em Portugal é assim, você que nasceu na terra dos outros tem que requerer a nacionalidade , portanto estes brancos , santomenses , cabo-verdianos , katangueses do Kongo Democrático são ilegais , não têm etnia , tribos nem língua materna nem kimbo de origem em Angola . Doutorro Zassala está a fazer o trabalho que está a beneficiar o MPLA, começaste por se intitular (MAKATALIZADOR) não queres saber o que os comandantes Pedro Matanu , Kiala e o grande comandante Pedro Bunda Ngongotó , e como nem todos Bazongos são traidores , há que perderam seus ente-queridos. No lugar dos comandantes: Pedro Afamado , Panzu da Glória , Cantífula , Margoso , Nghinghi , Pedro Vida , Garcia Caleia , Kiala , Matano, Fulu Paulo André , Timóteo, João Baptita Traves Pereira , Leopardo , Buakameso 1 , Buakameso 2 , Sansão, Paim , Adão , Boureau , Bariga , Isaías , Baka-Vonda etc, etc. Agostinho Neto com a sua esposa branca saiu de Portugal 1962, foi para Marrocos de barco, de lá com a cumplicidade da própria P.I.D.E que deveria lhe prender, se fosse ele ou MPLA a matar os brancos em Angola. A partir de Marrocos a própria P.I.D.E arranjou-lhe uma boa residência em Cabo-Verde, são provas irrefutáveis. Só mais tarde é que ele voltou em África, nomeadamente na Guiné Conacre no seu amigo e colega socialista Hamed Sekou-Toure. Só que os angolanos são os mais burros e atrasados de África. Não existe na história das independências em toda África mesmo no mundo inteiro, em que a própria segurança que deveria lhe prender não o prendeu, porquê? As datas históricas: 4 de Janeiro em Malanje, 4 de Fevereiro em Luanda, 15 de Março no norte de Angola em 1961 são obras da UPA e mesmo o 11 de Novembro de 1975 a data da independência foi proposta por Holden Roberto nos acordos de ALVOR, que o MPLA violou. O MPLA nunca matou nenhum português, se o fez, fê-lo a onde? 38 Anos de independência, as medalhas dos antigos combatentes estão a onde? Todos estes comandantes foram ignorados. Angola não é o segundo Brasil, nem Estados Unidos de África e do mundo, só por causa de petróleo e diamantes, todo mundo quer ser angolano, mas a culpa toda é dos padres e pastores que são todos corruptos, traidores e bandidos. A bíblia no seu livro de Deutorónomio disse: -Não devem eleger um estrangeiro para vos governar, pois ele só vai roubar-vos dinheiros, multiplicar mulheres e armamento.

 

Qual é o padre ou pastor que já falou disto na igreja? Nenhum, porque são todos bandidos. Se a FNLA fosse um partido tribalista, o Ngola Kabangu não estaria lá. Porque ele não é Bakongo, é Kamundongo e a maioria dos Bakongos gostam dele. Salvo, os Bazombos que não precisam dele porque ele não tem dinheiro. As patentes que os famosos resgatadores foram buscar estão a onde? As patentes andam debaixo da cama do General Dino Matross e nunca as vão receber. Terão que esperar e esperar muito até que o Dino Matross decida acordar. Os que foram resgatar a FNLA nas mãos de Ngónda, peão dos colonialistas portugueses e do MPLA, não resgataram nada, muito pelo contrário, eles é que foram resgatados por Ngónda porque eles também querem dinheiro. Ngónda é 100% do MPLA, ele já andava a brincar com o velho Holden Roberto, tanto que até uma vez brincou com ele chamando-lhe de Salazar e não só. Patenteamento era só para puxar os antigos combatentes porque o Ngónda não tinha exército e também era para isolar Kabangu, muito embora Kabangu tenha tido também muitas falhas. Nas próximas eleições, se Deus quiser o MPLA vai utilizar as mesmas tácticas e mentiras dos Comunistas. Em 1992 antes das eleições só Makela, Damba e Kibokolo tinham 80 partidos o que não acontece em todas as províncias de Angola. Em Angola ainda não temos hino, bandeira, nem uma selecção nacional independente do partido único.

 

Como Deus também anda a ouvir as nossas preces, essa selecção do partido único, nunca, nunca, mas nunca há de ir longe nem que convidem o José Mourinho. Na queda do regime, que não demorará, não haverá perdão nem respeito aos direitos humanos. É um aviso para a comunidade internacional que hoje perante as injustiças em Angola não tuge nem muge e os antigos colonizadores não devem esquecer isso.

Ndoma Kivangidi