A carregar...
Registo de Dominios Angolanos - .AO, .CO.AO, .ED.AO, .GV.AO, .OG.AO e .PB.AO

Cabristimo no BPC

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 3.10 (10 Votos)

Lisboa - Círculos críticos ao regime do Presidente José Eduardo dos Santos   apontam como exemplo da teoria de “cabritismo”, o caso do Banco de Poupança e Crédito (BPC), em que uma empresa de construção civil conotada ao seu Presidente do Conselho de Administração, Paixão António Júnior estaria com o monopólio para realização de obras de construção das estruturas das agencias daquela instituição bancaria estatal.

Fonte: Club-k.net

A referida empresa que atente pelas siguilas CGAT- Comercio Geral Assistência Técnica e Obras Públicas tem na sua gestão„o um cunhado de Paixão Júnior identificado por “Marcos”, mas é um empresário Pinto Paulino Manuel Conto, que se assume como seu principal entusiasta.

 

Pinto Paulino Manuel Conto, descrito como o “testa de ferro” do PCA do BPC é um jovem, na casa dos 35 anos de idade, natural do Porto Amboim. Na década de 90 mudou-se para Luanda onde exercia a actividade de venda e troca de divisas no mercado do Cassenda. Não são identificadas relações de parentescos entre o mesmo e Paixão António Júnior. Porém, os laços entre ambos estão patentes em algumas iniciativas de cumplicidades .

 

A saber:

No inicio do girabola, Pinto Manuel Conto ofereceu um cheque ao progresso do Sambizanga, equipa de futebol que tem Paixão António Júnior como Presidente. Há poucos anos atrás, Pinto Conto comprou uma vivenda (na rua três, no bairro cassenda) que a demoliu dando lugar a uma nova.

Na festa de inauguração da nova casa, o PCA do BPC compareceu na mesma. A CGAT de Pinto Manuel Conto esta engajada na construção de uma nova agencia do BPC, na rua rainha Jinga, no município da Ingombota e de dois edifícios no Lobito. Foi igualmente a responsável pela reabilitação das dependências deste banco estatal na cidade do Sumbe.

 

De acordo com explicações, a parceria entre a CGAT e o BPC, pode ser declaradas promiscuais, tendo em conta que o PCA daquela instituição bancaria esta proibido, pela lei de probidade, de ser sócio privado com a instituição que dirige.

 

Em Novembro de 2009, no seu discurso de abertura da XV sessão do comité central do MPLA, o presidente, José Eduardo dos Santos declarou tolerância zero contra membros do seu regime. Desde então nenhum membro do executivo foi penalizado. Outros, são brindados com novos cargos como aconteceu com o ex- Ministro da comunicação social que ao desviar fundos públicos, foi agraciado com um novo cargo junto ao gabinete presidencial e o seu processo judicial foi abafado.








Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Governo 25-07-2013 21:21 #43
Povo nao agreditao nais informacoes do cluk k
-1 imparcial 19-07-2013 16:31 #42
Neste artigo na Ha provas D q ele seja o dono da empresa q esta a construir os edificios do bpc. Seria lamentavel se dissessem q ele sobrefaturou os valores das empreitadas e o excedente ficou para ele; deixem-no trabalhar a vontade...
-1 imparcial 19-07-2013 16:12 #41
Neste artigo na Ha provas D q ele seja o dono da empresa q esta a construir os edificios do bpc. Seria lamentavel se dissessem q ele sobrefaturou os valores das empreitadas e o excedente ficou para ele; deixem-no trabalhar a vontade...
+1 HENRIQUES 19-07-2013 05:44 #40
Siguilas!!!???
-3 ANGOLANO DE GEMA 19-07-2013 03:38 #39
O grande problema é a burrice de muitos angolanos, uns jovens e outros já passaram da idade. Alguém de nós aqui já recebeu 1 credito do BPC ou de outro banco??? Porquê k tem k ser só este angoalno a beneficia de favores. Assim já nós não somos angolanos né. Pópilas... E temos que esperar o salário. Mas têm razão e, desculpem por isso. Alguém disse que o angolano NÂO DEPENDE só do SALÀRIO e outra pessoa disse também que a GASOSA é o ENTENDIMENTO entre o cidadão e o POLÌCIA. Desculpem-nos, PODEM ROUBAR A VONTADE está na LEI!!!
-1 Governo 19-07-2013 00:10 #38
Povo nao agreditao no club k estas informacoes e so para criar disturbio o país esta a ir BEM o EXECUTIVO criou a cidade kilamba , griou a Venda de electrodomestic o a credito ao funcionario publico , criou a Venda de viaturas a credito e muito Mai's o país esta a mudar para o melhor.
+1 conceição coelho 18-07-2013 14:16 #37
Temos todos muito tempo para aprender a respeitar os nossos diligentes; começando por fazer a seguinte pergunta. o que eu faria se estivesse lá? será que daria a oportunidade de os que estão do lado de fora de saber o que estou fazendo com quem faço e porque faço? não podemos julgar devemos é analisar sugerir opinar nunca julgar só Deus tem este direito quem nesta vida não cometes erros será que alguém ai que usou ofensas sobre o Dr. Paixão Júnior está em condições de melhor fazer? Somos ANGOLANOS não criemos mais problemas arranjemos soluções.
0 So isso? 18-07-2013 08:03 #36
Hummm não investigaram bem vão mais a fundo tem muito peixe podre nesta bancada.
+1 nada haver 17-07-2013 23:02 #35
Saibam k falta pouco pra o nosso país ficar no pertence das FAA pelo pouco salario que eles ganham falta pouco pra eles fazerem uma greve que vai abalar o país porquem ñ se acredita que um defensor da patria a ganhar 20.000,00 ond ja se vio isso pessoa?
+1 Ngabuila 17-07-2013 14:55 #34
Queria eu dizer k,conhecemo-lhe como o gatuno numero1 da Angola.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL