Luanda - A cada dia fico mais supreendido com a Angola, pintada pelo canal 2 da TPA. como dizia o meu falecido pai “Uma Angola para Inglês ver”. Cheia de fantasias, exactamente igual a “never land”pintada pelo falecido astro do pop, Michael Jackson. Uma Angola cheia de astros musicas desde o semba ao kuduro mas sem jovens intelectuais, sem jovens que pensam, sem jovens com uma palavra a dizer, sem jovens com talentos em outras áreas que engrandecem à Angola real. Que angola é essa?


Fonte: Club-k.net

Uma angola de festas e curtições que tudo está a sair bem, como dizem os Mwangolês, uma Angola sem “Makas”. Uma Angola dos kwatas e sembas em que tudo é aceitável. É essa  Angola pintada todos os dias pelo Canal 2 da TPA.


Uma angola futurista em que ninguém se preocupa ou se preocupará com os problemas sociais, em que ninguém fala do futuro do país, numa prespectiva mais aprofundada, onde  ninguém fala de politica (xê,menino não fala politica!), religião ou ciência, senão de festas e mais festas, nudez e homossexualidade, exibicionismo, arrogância e prepotência, uma Angola que só os patos aparecem na área e os encomodados que se retirem. Que Angola é essa?


Essa nova Angola me é estranha, ela a cada dia se distancia da realidade porque a realidade acaba sendo enganada pelas fantasias e loucuras do canal 2 da TPA. As vezes me pergunto se os trabalhadores do canal 2, afecto a Semba Comunicações empresa que gere o Canal 2, são mesmo Angolanos e se vivem à verdadeira realidade dessa Angola, em que o povo é muito sacrificado e que consegue tudo na luta e na coragem de vencer, só para eles terem uma ideia, muitos de nós durmimos as 3h00 e acordamos às 5h00 da manhã, essa é a nossa verdadeira Angola, sem tempos para grandes farras e grandes diversões. Então me pergunto que Angola é essa?


A nossa Angola verdadeira é conhecida, creiam, até pelo Presidente da República basta ouvirmos alguns dos seus discursos. Mas não é conhecida pelo canal 2, ou pelo menos eles fazem-se. Porque a Angola que nos pintam e uma grande mentira que de tanto ser contada, vai acabar sendo a nossa verdade. Uma Angola sem cultura e sem valores morais e éticos, uma Angola sem tradição, sem religião  e sem brilho, uma Angola sem orgulho do que tem, uma Angola mais portuguesa, brazileira e Americana do que Africana e por isso importa tudo e todos, so falta saber se o diabo também foi importado!


Quero de regresso a minha Angola, que os meus pais tinham muito orgulho dela, uma Angola que tinha principios, que a cultura era valorizada a familia era alargada, que não se auto destruia, que preservava a sua própria cultura e não à destroi de forma descarada...lembramos todos que um povo sem cultura é um povo com a identidade estragada!

Estou cansado dessa Angola do canal 2 da TPA, que apesar de ser mostrada, nunca consegui  lá viver, porque a minha Angola é de crianças que ainda sofrem de tudo um pouco, é uma Angola de Kimbus e aldeias lindas, de histórias de mover o coração mas também de  Jovens sem emprego que lutam todos os dias na zunga e brincam de corre-corre ou esconde-esconde com os fiscais para fazerem passar o dia, a minha Angola é de Kotas que ainda vivem do passado do tempo do Colono, a minha Angola é uma Angola real de jovens trabalhadores estudantes que com ambição de serem alguém na vida pagam 360 (trezentos e sessenta dolares), nas Universidades privadas, “muitas das vezes é todo o seu salário para poderem se formar e um dia serem chamados de seu-doutor”.


Na minha Angola o Angolano é peça de segunda, que só vale se bate palmas e não bater é porque é contra. É uma Angola medrosa “ainda”, mas que vai ganhando coragem. Que vive alienada fundada por um único pensamento, uma única voz, uma Angola despreparada para ouvir o contra sem se sentir ofendida. A minha Angola é Angola das conotações ideologicas, a terra dos “yes man” se dizer “No or I desagree” é logo conotado. Essa é a minha Angola.


A minha Angola é de caças e bruxas, em que nunca sabes de que lado te colocam, mas venho vindo porque afinal posso todas as coisas em Deus que me fortalece.filipenses 4:13


A minha Angola não é uma Angola de fantasia, não é uma Angola de Windecks a minha Angola é uma Angola real que tem os seus problemas e que a cada dia vivemos para resolve-los.


Por isso para mim o Canal 2, passou a ser uma grande preocupação e levantou dentro de mim a seguinte questão que tem me levado a refletir: Que tipo de sociedade quero deixar para os meus filhos? Será essa que me dão ou a que vou construir?