A carregar...

Plataforma de petróleo afunda no Soyo

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 2.75 (2 Votos)

Soyo - O afundamento de uma plataforma petrolífera ao largo da província angolana do Zaire parece não ter provocado um derrame de petróleo. A plataforma afundou no passado dia 1 de Julho mas pescadores entrevistados no local pela Voz da América disseram não se ter registado qualquer derrame que os pudesse afectar.

Fonte: VOA


Ainda estão por esclarecer as razões do afundamento. Segundo o Jornal de Angola, a base do Kwanda prestou os primeiros socorros e os feridos foram transferidos para Luanda. O acidente já teve reacção do Ministério do Ambiente.

A plataforma é propriedade da petrolífera italiana Saipem, empresa subcontratada pela Chevron para perfurar um poço de petróleo no Soyo. Segundo o Jornal de Angola de estiveram na plataforma, 103 trabalhadores que se encontravam a bordo da sonda “Perro Negro 6”, que se afundou em águas profundas, no município do Soyo, província do Zaire. Uma pessoa está dada como desaparecida e os restantes já se encontram em Luanda.

A "Perro Negro 6", construída em 2009, na Indonésia, estava alugada à companhia o acidente registou-se no dia 01 de Julho deste ano.

Alguns pescadores da Ilha do Ponto Padrão no Município do Soyo, que testemunharam o desabamento da Sonda da plataforma “Perro Negro 6”, não sabem precisar o número de mortes de funcionários nem de danos provocados pela queda daquela plataforma. “Apenas ouvimos que partiu uma perna da sonda” disse.

Outro pescador de nome Alexandre José Juliana o desabamento não criou problemas nas pescas. Contudo disse que no passado tem havido casos de derramamento de petróleo o que acarreta consigo muitos danos nas pescas. A Direcção da Chevron a mesma mostrou-se indisponível para prestar qualquer informação sobre o assunto.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 AFAMADO 19-07-2013 22:38 #12
Doe a quem tem beneficio nisso, o povo esta inocente. SABE- a Indonesia foi o primeiro pais maior produtor de petróleo, hoje e um dos mais pobres, ai o fim do petróleo bem sugado do zaire, Nem lembranças. E isso que o colonizador nos preconizou
0 jojo 19-07-2013 18:45 #11
Assim a familia dos santos estao mais contentes por esta noticia porque mais uma outra lavra deles,
a isabel dos santos como de costume assim ja foi mandar reservar um casino para festejar esta grande noticia!
onde sera a boda? em portugal ou no Brasil? aiwe minha Angola minha terra.........
0 BLoco017 19-07-2013 16:51 #10
nao foi em aguas profunndas o tipo de rig jacket so opera em aguas razas 40m profundidade e tb nao havia risco de derame porque nao e uma plataforma mas sim uma RIG de perfuraçao. e nem estava em fase de perfuracao por experiencia no ramo o erro foi o calculo no seabed ja que o tipo de plataforma nao é submerça ou seja flutuante; ao pozicionar as mernas" RIG" no solo nao tiverao em conta que o mesmo solo éra falso e bastante arenos criou um desequilibrio na qual foi inrevercivel. ouve uma fatalidade relatos de colegas que estaovao na mesma imbarçao. fica como liçao de vida
+1 fala verdade 19-07-2013 14:14 #9
Esta tudo dividido familia dos santos nos petroleos e os benerais no diamante
+1 dari 19-07-2013 11:12 #8
fodasi a todos eles,pagam mal na base do kwanda salario e muito pouco...isto e fruto do pecado filhos das putas
+1 titi 18-07-2013 12:54 #7
esse tal petróleo assim foi do maninho JS, pelo que não me importa que vão pocarassa seus bichos, já não teria beneficiado a nenhum povo Angolano seus maacacooos bruxos bandoleiros sujos. carambas.
0 Ngabuila 18-07-2013 12:34 #6
Deus é justo,e não injusto k abençoa o jes e os seus generais!!!
+2 Fantasma de Nito Alv 18-07-2013 12:09 #5
Será tudo escondido, espero que tenha sido alguma dos corruptos do governo de ANGOLA!
+2 tomas 17-07-2013 20:57 #4
foi bem feito tinha que ser oprogecto angola lng apegar fogo.para educar jes
+1 londrino 17-07-2013 17:43 #3
andao a roubar o petroleo com toda gula sem dar nem tostao ao povo do Soyo que vive numa podreza extrema agora o deus esta vos castigar uma licao moral,gente burra.
ROUBAO E NAO PENSAO NO POVO ESTE E O TROCO.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL