A carregar...

Mãos Livres critica silêncio da PGR sobre queixa à colaboradores do PR

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 5.00 (3 Votos)

Luanda - A organização não governamental Mãos Livres tenciona em breve colocar em circulação em Angola um livro detalhando um caso de fraude alegadamente envolvendo destacados dirigentes do país, incluindo o Presidente José Eduardo dos Santos.

Fonte: VOA

O caso envolve o pagamento da divida angolana à antiga União Soviética de cuja transacção milhões de dólares teriam sido transferidos para as contas pessoais desses dirigentes.

A associação Mãos Livres apresentou aliás uma queixa sobre esta questão à Procuradoria-Geral da República há três meses atrás, mas aparentemente sem qualquer sucesso.

A queixa crime de corrupção e branqueamento de capitais foi feita contra altas figuras próximas ao presidente da república José Eduardo dos Santos e até ao momento não há nenhuma resposta da PGR.

A queixa-crime contra altas figuras angolanas e estrangeiras envolvidas no negocio da divida de Angola a Rússia em 1996, em que o governo angolano arregimentou intermediários da empresa Abalone Investments, de Arcadi Gaydamak empresário russo e Pierre Falcone empresário franco-angolano, para que estes negociassem a liquidação da divida de Angola a Rússia avaliada em 5 mil milhões de dólares, contraídas na compra de armamento para a guerra do nosso país.

De acordo com o relatório da Mãos Livres o total pago pela Sonangol à empresa Abalone Investments foi cerca de 1 bilhão e quatrocentos milhões de dólares. Parte desse dinheiro teria sido desviado para contas pessoais

Os nomes envolvidos na fraude, segundo a Mãos Livres são os russos Arcadi Gaydamak e Vitaly Malkin, este senador da câmara russa, o franco-angolano Pierre Falcone e da parte angolana José Eduardo dos Santos, presidente da república e seus colaboradores Elísio de Figueiredo, na altura embaixador angolano em França, Joaquim David director geral da Sonangol, José Paiva da Costa e castro representante da Sonangol nas negociações e José Leitão antigo ministro do gabinete da presidência da republica.

O presidente da Associação queixosa Salvador Freire diz não perceber as razões do silêncio da Procuradoria Geral três meses depois da apresentação formal do documento. "Infelizmente há um silencio total quer das pessoas que foram alvo da queixa, colaboradores do presidente da república, como também da Procuradoria Geral da República”, disse, acrescentando que "não compreendemos porque que a PGR não investiga e só se preocupa com casos menos importantes".

Salvador Freire interpreta contudo este silencio da Procuradoria como concordância a acusação da sua associação. "O silencio significa dizer que eles aceitaram o cometimento destes crimes, há crime evidente, há provas também evidentes," disse

O advogado garante que as provas destes crimes estão compiladas em livro que a qualquer altura será apresentado publicamente aos angolanos. "Nos remetemos copias deste documento à presidência da república, a outras instituições do país e ao próprio MPLA e dentro de poucos dias vamos apresentar em conferencia de imprensa o livro sobre este relatório intitulado: Fraude em altas Posições, O contrato corrupto da divida de Angola a Rússia," disse

Recordar que no dia 16 de Abril deste ano a Associação Mãos Livres apresentou publicamente em simultâneo, em Luanda e na Suíça a queixa crime contra colaboradores directos do presidente angolano José Eduardo dos Santos.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Sinuca 23-07-2013 17:31 #49
Atenção juventude,MOVIM ENTO JUVENIL ANGOLANO já esta conosco, vamos revolucionar o pais vem e participa conosco nas mudanças que vai trazer aos jovens angolanos a justiça social e a igualdade. Vamos fazer a nossa voz ser ouvida de cabilda ao cunene e acordar as mentes adormecidas de muitos jovens angolanos.
0 Sinuca 23-07-2013 16:27 #48
Atenção juventude,já esta conosco o MOVIMENTO JUVENIL ANGOLANO vamos revolucionar o pais e fazer a nossa voz ser ouvida no pais e no resto do mundo, vem a Fassa parte deste momento de mudança na vida social da juventude angolana,vamos acordar o pais.
+1 Fantasma de Nito Alv 23-07-2013 12:24 #47
A justiça na nossa Angola é comprada, os PGR e os juízes são corruptos, não existe justiça em Angola
-1 Tá Com Sede? 23-07-2013 08:49 #46
Beba Água! Água Mineral É Aqui! Vendemos Água em Garrafão de 20L +Bebedouro. Disk Água, Distribuidor Exclusivo no Centro de Luanda. Nossa Meta é Ser Reconhecida Pela Excelência dos Nossos Produtos e do Nosso Atendimento. Ligue agora mesmo e solicite sua entrega. jfempreendimento@gmail.com Tef: +244 945655050- 913358820 Diariamente de 8h às 20h
+1 LA 23-07-2013 04:17 #45
só temos uma saída, todos sabemos qual é, só depois teremos um estado de direito.

falta é assumir-se o gesto determinante, de palavras já basta
-1 Club K Kumeh Antao 22-07-2013 13:50 #44
Club K antao kumeh? Nunca mais entram noticias novas? Os puxoes de orelhas que o PGR esta a vos dar fechou-vos o pio ou k? Sera k a PGR esta a negociar com os gestores do portal o montante necessario para calarem o Club K? ja nao temos o Graca Campos. Sera k tambem nos tiram o Gama?
0 londrino 22-07-2013 12:24 #43
pra Joao luvolo,voce ainda esta a dormir na bananeira pois continua assim ate um dia acordar o pais ja nao tem dinheiro mais sim uma grande divida pra se pagar por causa desses dirigentes que voce tanto defende.
0 KANJILA 21-07-2013 15:59 #42
Unlimited 4G Internet access** is more affordable than ever. .99/month - isto aqui nos USA!

Em Angola gracas a falta de cocncorrencia a internet eh muito cara e de muito ma qualidade!
-3 joao luvolo 21-07-2013 11:19 #41
como se diz na gíria isto é inveja contra o nosso mas velho, irmão angolanos vemos lutar por uma democracia seria não por estas coisa do passado, vamos procurar exigir mas do estado de uma forma moderna com forme o Brasil esta fazer.
sem pancada, sem tiro, podemos ate partir o que achamos que não esta bom, porque e dever do estado fazer as coisa certa, mas uma vez volto a dizer de forma pacifica.
+1 Sky 20-07-2013 19:23 #40
Mais não entendo esta constituição deste pais um presidente e quem empossa um P.G.R como e que este vai instituir juridicamente esse pais e mesmo dos maiores criminosos do planeta terra espero não completar 40 anos e. Este diabooooo satânico continuar ali
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL