A carregar...

Parlamento deve investigar e responsabilizar - Mãos Livres

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Luanda - A Associação Mãos Livres quer explicações urgentes do Parlamento angolano, sobre o escândalo Bento Kangamba. O dirigente do MPLA é indicado como destinatário de cerca de três milhões de euros apreendidos em França, onde a policia local deteve oito indivíduos suspeitos de crimes de branqueamento de capitais, corrupção e associação de malfeitores, entre os quais Carlos Silva funcionário de Bento Kangamba e José Francisco "Kamanguista" que confessou ser amigo pessoal de Kangamba.

*Manuel José
Fonte: VOA

O advogado e presidente da Associação Mãos Livres, Salvador Freire, assegura que ainda esta semana vão remeter uma carta ao Parlamento angolano, a exigir esclarecimentos, sobre este caso.

Para a associação Mãos Livres, pela gravidade do assunto, urge a necessidade dos partidos políticos da oposição questionarem o executivo no parlamento , para que os culpados sejam responsabilizados.

"A associação Mãos Livres, como a sociedade angolana e os partidos políticos da oposição devem levar esta questão junto do parlamento e exigir da Assembleia Nacional a investigação necessária e depois responsabilizar Bento Kangamba," disse o presidente desta organização.

Salvador Freire diz que vão ser também endereçadas cartas a outros órgãos de poder de Angola.

"Dentro de pouco tempo vamos escrever para o presidente da república, para o ministro das Relações Exteriores e para a Assembleia Nacional, para pedir explicações,” disse.

“Os angolanos precisam de explicações já e urgentes," acrescentou.

As autoridades angolanas continuam a manter o silêncio total sobre a questão. O Presidente Eduardo dos Santos que se encontra em Barcelona, Espanha, há várias semanas, convocou Kangamba para uma reunião após o escândalo ter sido noticiado mas desconhece-se pormenores do mesmo.

Dos Santos não fez qualquer comentário sobre a questão ou emitiu qualquer comunicado. O Presidente tem laços familiares com Kangamba que é casado com uma sobrinha do presidente que trabalha na presidência.

O dinheiro apreendido era proveniente de Portugal e o presidente da associação Mãos Livres considera Portugal como o centro de toda lavagem de dinheiro dos dirigentes angolanos. "Portugal tem sido a lavandaria destes actos de corrupção envolvendo figuras de proa, ligadas ao presidente da república," disse

"Isto mancha o nome de Angola e dos angolanos no estrangeiro, sobretudo nesta altura em que a corrupção está no topo da pirâmide de desenvolvimento, de varias figuras angolanas.,” disse. “Bento Kangamba não 'e o único caso, há outros elementos envolvidos em casos de corrupção que evidentemente devem ser responsabilizados," acrescentou

Para a associação Mãos Livres, pela gravidade do assunto, urge a necessidade dos partidos políticos da oposição questionarem o executivo no parlamento , para que os culpados sejam responsabilizados. "A associação Mãos Livres, como a sociedade angolana e os partidos políticos da oposição devem levar esta questão junto do parlamento e exigir da Assembleia Nacional a investigação necessária e depois responsabilizar Bento Kangamba," disse o presidente desta organização

Freire diz não perceber como tanto dinheiro existe, para sair ilegalmente do país e enquanto internamente falta quase tudo e as pessoas morrem de fome e por falta de medicamentos. "Enquanto aqui em Angola cidadãos morrem por falta de comida, por falta de Aspirina, por falta de água potável, por diversas doenças, alguns angolanos ligados ao presidente da república, José Eduardo dos Santos infelizmente praticam actos de corrupção, branqueamento de capitais, fuga de valores do nosso país, para o estrangeiro," disse






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

+1 Daniel lsaac2 22-07-2013 14:25 #17
Bento Kanganba mostrou que em Angola e em Portugal eles e que manda.
A muito envolvimento do governo português na realidade nos sobemos que.
Eles estão angôrrando.
Este dinheiro que passa ai em Portugal alguns dirigente português têm Lan.
Uma comissão senão caso contrário o dinheiro não passavam
+1 kuanza 22-07-2013 11:24 #16
Onde estão os comentadores da TPA e RNA ? Essas são Empresas do jes, é por isso que as bocas de aluguer não apareceram para comentarem
+1 Mario Lino Benguela 20-07-2013 20:15 #15
Permitam-ressal var a palavra hábito em vez de ábito. Obrigado.
-1 Mario Lino Benguela 20-07-2013 20:12 #14
De resto só mesmo a tiro voces poderão ganhar juízo. Lamento dizer isso, mas já não há remedio com a vossa presença na direcção da governação. Pouca vergonha. Essa cambada que nem vergonha têm, agora estão todos com as caudas entre as pernas. Podem crer que esses malandro nunca dirão absolutamente nada. O ábito de sempre.
+1 Mario Lino Benguela 20-07-2013 20:09 #13
Francamente agora queremos ver qual será o papel do Senhor Procurador da República das Banas o que vai dizer; vai fazer, como irá reagir com essa pouca vergonha que borra a dignidade de todos os angolanos. Onde está o senhor Presidente da República das Bananas com a sua famosa e mentirosa TOLERÂNCIA ZERO? Senhor Presidente da República das bananas, senhor Procurador da República das bananas. A vossa falta de vergonha, falta de patriotismo é que lhes vai matar.
+1 AFAMADO 19-07-2013 11:05 #12
Onde esta o conivente PGR. Isto so pode acontecer em Angola, nem na libia de kadafi foi assim. Já e mais. Como sai tanto dinheiro assim. Pronto também em 2004, também alguém entre belgica e holanda, proveniente de benguela com mais de 500.000.00 para compra de viaturas e perguntei-me como e que havia saído do pais com tanto dinheiro se so era permitido não mais de 20.000.00. FRANCAMENTE. Digo então o pais com tanto dinheiro porque não se da mais oportunidades para mais.
-1 Mabecu 19-07-2013 07:55 #11
Viva Kangamba o Empresario do Povo Gat.....
+1 KOTA ZE 18-07-2013 20:08 #10
ANGOLA ESTÁ ENTREGUE A BICHARADA COMO É POSSÍVEL HAVER CASOS DE CORRUPCÄO BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS,FUGAS DE VALORES E O JES NÄO DIZ NADA PERANTE OS ANGOLANOS E TRATA-SE DE UM CASO SÉRIO LIGADO ASUA FAMILIA
+1 londrino 18-07-2013 15:45 #9
este parlamento so vai funcionar em condicoes no dia que o MPLA perder a sua maioria, portanto enquanto isto nao acontecer os deputados da oposicao nao vao ter nem direito de reclamar ou mesmo pra mandar fazer qualquer tipo de investigacao que envolve alguem ligado ao MPLA seja ele quem for Bento Kangamba,Isabel dos Santos, este parlamento pertence ao regime do JES e mais ninguem.
+2 DAMY 18-07-2013 15:26 #8
deputado ,João pinto ,Belarmino. Luvualo, Domingos Ramos da cruz Eduardo Magalhão os de mais bajuladores deste regime . estou a espera do vossos comentário sábado. caso cangamba sós vende pátrias
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL