A carregar...
Registo de Dominios Angolanos - .AO, .CO.AO, .ED.AO, .GV.AO, .OG.AO e .PB.AO

Angola: o país do “ sabes quem eu sou” - Geovani André

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 3.23 (11 Votos)

Luanda - Vivemos em uma sociedade que a cada dia busca mais as diferenças socioeconómicas, entre os que têm poder e dinheiro e os que não têm nem o que comer. Todos ou quase todos os dias, soa em nossos ouvidos a frase “ sabes quem eu sou”? Aparentemente uma frase inocente, mas por detrás, acarreta a impunidade, arrogância e o poder.


Fonte: Club-k.net

Usando essa “bendita frase” podes fazer o que quiseres, ninguém te toca. Podes infringir o código de estrada, podes roubar e quiçá até matar e ficar assim.Pois, afinal de conta, és alguém, és intocável, és filho de alguém no poder, és “special one” como diz José Mourinho.


A verdade é que se tornou normal e a sociedade Angolana caminha ou já é uma sociedade individualista e egocêntrica, onde os interesses pessoais estão acima dos interesses colectivo. Esse cenário de poder e prepotência, esta em todas as esferas socias, da política à religião, da empresa à porta de casa, assistimos esse filme, que parece um conto de fada, do menino pobre que se torno rico, mas quando acordamos, veremos que estamos perante a uma sociedade onde não se respeita as normas de boa convivência, todos querem ser e não medem as consequências para chegarem ao tão sonhado sucesso.


Quem deveria dar exemplo não deu. Agora, estamos perante um país selvagem, ou és o rei Leão, ou és filho do Rei Leão, caso contrário, como se diz no bom português dos bairros, estás malé.


Isso é tão engraçado e assustador ao mesmo tempo. As pessoas estão a tirar o lugar de “Jeová”, quando ele aparece a Moisés dizendo: vai a Farão e diz que o “Eu sou” me enviou (Êxodo 3-14). Afinal, quem é o ser humano para desvalorizar o seu semelhante? Sou “Deus” é! E nós somos vistos por Ele da mesma forma, seja aquele que tem poder e dinheiro ou aquele que não tem poder e dinheiro. Na dor e na doença somos todos iguais, somos todos mortais.
A constituição Angolana no seu Artigo 23.º(Princípio da igualdade) diz:

1. Todos são iguais perante a Constituição e a lei.
2. Ninguém pode ser prejudicado, privilegiado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão da sua ascendência, sexo, raça, etnia, cor, deficiência, língua, local de nascimento, religião, convicções políticas, ideológicas ou filosóficas, grau de instrução, condição económica ou social ou profissão.


As palavras em negrito me chamam atenção.“Igualdade”? Como diz o Valete és esparvo ou que? Nem entre eles que estão no poder existe, quanto mais os pobres em relação aos poderosos. Todo privilégio é deles, os filhos não são formados ou não têm competências, mas ocupam os principais cargos do país. A ascendência social faz com que as pessoas sejam isentas dos seus deveres.


O que esta escrito no artigo 23º da “Lei Constitucional” e o que a realidade nos apresenta, existe uma grande disparidade. Ninguém respeita a “ Constituição”. Se não se respeita a “Constituição” não há ou não devia haver país, porque país sem “Constituição” gera anarquia, corrupção e prepotência. Então, me faço a mesma pergunta que fez Renato Russo “ que país é esse”? 






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

+1 didbola 23-07-2013 19:23 #28
MPLA_ menos,pao,luz,a gua
0 Pedro 23-07-2013 12:00 #27
Enquanto o povo Angolano continuar desunido e não existir o verdadeiro AMOR que Jesus Cristo recomendou-nos, não vamos conseguir ultrapassar este grande mal.
Aprendemos com os nossos pais e avôs que " A UNIÃO FAZ A FORÇA". Se entre nós mesmos ( os desprivilegiado s) temos nos humilhado, não dá pra imaginar o que os privilegiados farão!
Como cantou, e muito bem cantou, o Kid Mc "sinto a tua dor". Devemos sentir a dor dos outros. porque só agiremos como um só povo e uma só nação.
Que Deus abençõe este trabalho e desejo de tornar Angola num sítio melhor.
0 nao 22-07-2013 20:01 #26
perguntem a nossa atleta filomena Tavares, que telefonou para Joana Lina e foi eleita na associaçao das mulheres jogadoras
+2 Kwenha Kwa Ngungu 22-07-2013 19:46 #25
´´SABES QUEM EU SOU ?´´ Saem, estas palavras frívolas, da boca suja do matumbismo, prepotência, arrogância e ignorância. ´QUE PAÍS É ESTE´´? este não é um país, é uma Babilónia de Nabucodonosor, abençoado por Deus, ficou arrogante e acabou louco comendo capim com os bois.
+2 jojo 22-07-2013 08:27 #24
Li todo todo texto e depois comecei a chorar porque eu nao tem ninguem ao governo para me oportunar tambem como os outros.quero continuar estudar nao tenho oportunidades,q uero trabalhar nao encontro trabalho, agora o que poço fazer?
Antes pensava que Angola é para todos Angolanos afinal é para uma familia e para uma banda de criminosos ,assassinos e corruptos
+2 Ngabuila 21-07-2013 20:16 #23
Numa Verdadeira Democracia,Apar tir do ,Pr,ninguem fica em cima da Lei,ao contrario da Angola,onde o dereito constituicional ,Democratico,sã o previlegios,ent ão Angola é um país do pai Banana,jes.
+5 Ditungumuka 21-07-2013 11:58 #22
conjunto de burros isso é que eles são quando dizem"sabe quem eu só" isso é sinonimo de medo,tem medo de quase tudo e de todos...eu tenho pela maninha de responder que tu és:Hercules,sup er man,jack chan,hulk, etc. Esses gajos são boelos pra caralho...... espeta um tiro na cara de quem um dia te falar isso
+5 Ndongala 21-07-2013 10:59 #21
es a razao o JES despreza os seus colaboradres, pois ele sabe que eles nao educao os seus filhos eno futuro nao havera alguem que pode concorer com os filhos dele.
alis, os frances dizem: tel père tel fils,Nando que nao tem uma educacao nao pode educar osd filhos bem. ele sabe só um: SABES QUEM SOU EU?" é isso, que os filhos deles herderao.é triste ser governdo pela pessoa deste tipo. que nunca pensa que ele tambem é mortal e com esse compotament o futuro dos filhos ,sobrinhos ...nao está nada seguro.
0 VERDADE 21-07-2013 10:38 #20
A RESPOSTA DE (SABE QUE SOU EU)
HOMENS MORTAL QUE VERGONHA O YANICK CANTOU COMO E QUE OS NOSSOS CIVILIZADOS IGNORANTE DEVEM PROCEDER PERANTE OUTROS MESMO ASSIM NÃO APRENDE PASSAM A VIDA DE AMEAÇAR OS OUTROS ATE DE MORTE PARECE SEREM IMORTAIS....... ...
+5 muana ngole 21-07-2013 00:19 #19
falando a verdade esta frase, em Angola e como se fosse pao do dia a dia. mas pena .
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL