Saurimo – A governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso, mantém a sua decisão de demolir o restante das residências do Candembe. De acordo com o responsável da comissão de moradores, criada com o fito de negociar com o executivo local, a situação dos 449 famílias que se encontram sem abrigo de algum tempo para cá.
 
Fonte: Lunda Tchokwe

Evaristo Domingos Muamuxinda conta que recentemente apareceu na área um grupo de fiscais do governo provincial para os avisar, a fim de começarem a recolher seus pertences e, que na segunda-feira dia 22 de Julho, virão máquinas e policia para continuar com a demolição daquela localidade.  

Uma outra fonte da comissão dos moradores, Cândida Fernanda, disse que “graça as denúncias feitas pelo Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe, o mundo hoje sabe o que esta sendo feito aos tchokwes pelo regime do Presidente José Eduardo dos Santos aqui na Lunda-Sul”.  
 
Em Luanda, a Rádio Ecclésia anunciou no passado dia 19 do corrente mês, a deslocação para a Lunda Sul do secretario de Estado para os Direitos Humanos, António Bento Bembe, com o objectivo de constatar a situação da sinistralidade dos moradores de Candemba em Saurimo. Périplo que o levará até a Lunda Norte para constatar também a situação dos assassinatos de mulheres nas localidades de Cafunfo e Cuango.
 
Evaristo Domingos minimiza a visita de António Bento Bembe, alegando que não trará nenhuma esperança às vítimas. “Já perdemos as esperanças. Não acredito que o secretário de Estado dos Direitos Humanos traga algum milagre. A sua visita é uma mera passagem de charme, porque já o vimos em outras situações semelhantes que não resultaram em nada”, concluiu.
 
No entanto, os membros da comissão de moradores que viram também as suas residências a serem demolidas, pedem a aos órgãos de comunicação social, partidos políticos e organizações não governamentais de direitos Humanos, mais denuncia sobre esta violação ao direito a habitação consagrada na constituição de Angola.