Kwanza Sul – No domingo, 4 de Agosto, pela manhã o presidente da CASA-CE, Abel Chivukuvuku, assistiu a missa na Sé Catedral do Sumbe. Entretanto, na tarde de sábado cerca das 16 horas, depois de ter recebido do seu secretário provincial, Francisco Sobral, encontrou-se com os cidadãos do Sumbe, no cine Teatro do Sporting.

Fonte: Casa-ce
A palestra sob o “Estado da Nação”, com a presença de cerca de trezentas pessoas, primou pela qualidade, isto para utilizar a expressão de um dos participantes. Muita massa cinzenta de jovens e não só, de entre militantes e convidados, esteve presente.

Deu para assim perceber, julgando o nível de intervenções que se seguiram depois da dissertação do presidente da CASA-CE sobre a conjuntura e factos colhidos a partir da realidade do Kwanza Sul, província que Abel Chivukuvuku quer transformar num pólo de referência a outros secretariados provinciais, pelos aspectos de organização, materialização de programas e mobilização de militantes, no encalço do seu programa dos dois milhões de novos membros.
 
Durante o período de perguntas e respostas, Abel Chivukuvuku sublinhou repetidas vezes a frase que se traduziu no desafio lançado aos jovens: “o Jovem da CASA tem de ser um Revolucionário”.

O Presidente da CASA-CE simplesmente parafraseou o que o representante de São Pedro na terra, o Santo Papa Francisco propalou dia 28 de Julho, por ocasião da mensagem de despedida aos jovens participantes a Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Rio Brasil. “Sejam Revolucionários”. O Papa Francisco pediu aos milhões de jovens participantes para terem coragem de "ir contra a corrente", para “serem felizes".
 
“Eu peço a vocês que sejam revolucionários, que vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem; que se rebelem contra essa cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar a verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. Tenham a coragem de ser felizes!", disse o Sumo Pontífice. Foi mesmo isso: Rebelai-vos; Idem sem Medo”.
 
Portanto, apesar desta questão estar envolta de muita polémica atiçada pelo MPLA, Chivukuvuku, animado pelo espírito de um dos pacifistas que não tem mais ninguém como ele acima dele, ao enaltecer o propósito, deixou bem patente que todo o Jovem da CASA deve se constituir num Revolucionário, actor da mudança, partícipe da transformação pacífica e positiva da sociedade angolana.

Recordou durante a Palestra, que mesmo contra a vontade dos cépticos, a Mudança em Angola é inevitável, não tarda, vai acontecer e acredita que será de forma ordeira, positiva e pacífica. Para isso, enfatizou: “É preciso Acreditar, ter Fé, ter Ambição, ter Coragem e não aceitar que alguém convença que um Futuro Melhor em Angola não é Possível”.

De entre outros temas, referindo-se a governação desastrosa do MPLA, falou ainda sobre a Corrupção e a Impunidade; ao mesmo tempo e já no quadro do seu Projecto de Sociedade quando for Governo, voltou a delinear o conceito da Discriminação Positiva, tema de sua Predileção, ajuntando igualmente pormenores sobre as metas a que se pretende, ou seja, elevar a CASA como Factor Determinante em 2015, ao prometer muitas surpresas e Factor Decisivo em 2017 para a Conquista do Poder. Tudo isso é possível sim, de forma pacífica.

Para que assim seja e a CASA consolide a confiança dos angolanos, lançou 5 (cinco) eixos estratégicos que servirão de Guião para as actividades dos secretariados: 1 – Participação qualitativa na exposição de ideias e no debate nacional; 2 – Crescimento da CASA; 3 – Sua Transformação em Partido Politico em 2016; 4 - Consolidação das estruturas funcionais; 5 – A Afirmação da CASA no contexto Nacional e Internacional para a Alternativa certa e segura na Governação de Angola.

Para tal, urge conformar, defendeu Chivukuvuku, os pressupostos teóricos que fazem da CASA uma organização política de excelência, com a prática constante que tem de ser convincente no seio das populações. O dirigente teceu estas considerações quando se dirigiu aos quadros políticos da CASA na sua latitude.

Esta é, grosso-modo, a divisa desta visita do Presidente da CASA a todos os municípios do Kuanza Sul, recordamos, iniciada no pretérito dia 03 de Agosto, com o regresso para Luanda previsto para o início da próxima semana.