Lisboa - O Presidente da República José Eduardo dos Santos não recebe, a mais de 10 meses, o Chefe do Serviço de Inteligência e de Segurança de Estado (SINSE), Sebastião José António Martins. A efeméride corresponde a data que o estadista o afastaria do cargo de Ministro do Interior, ao qual Sebastião Martins acumulava.

Fonte: Club-k.net

2- A última vez que ambos tiveram contacto seria após as eleições de Agosto de 2012, no momento em que Eduardo dos Santos, o comunicaria que precisava dele unicamente, a dirigir o SINSE. Poucas semanas depois, JES assinou o Despacho Presidencial n.º 108/12 reconfirmando, o governante como o “numero um” da secreta domestica.

3- A atitude de JES em não reunir com Sebastião Martins é decorrente ao estilo de liderança do estadista angolana. Há, informações por exemplo de que nunca recebeu o ministro da educação, Pinda Simão e outros ministros que apenas o veem na sessão do conselho de Ministros.

4- Em países de funcionamento normal, o Chefe de Estado tem “briefings” diários ou periódicos com o chefe dos serviços de inteligência. No caso angolano, as reuniões com os responsáveis da segurança de Estado passaram a estar confinadas entre quadros da Casa de Segurança do Presidente e com altos funcionários do SINSE.

5- De acordo com conhecimento, o chefe do SINSE, Sebastião Martins reúne com o general Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa” e este por sua vez, este transmite os briefings ao Presidente da República.

6- Um caso semelhante ao que esta suceder com o chefe do SINSE, aconteceu com o general Fernando Garcia Miala, antigo director geral do Serviço de Inteligência Externa. Exonerado em 2006, Garcia Miala ficou largos meses sem ser recebido pelo Presidente da República. Em consequência disto, um dos seus ex- colegas Brigadeiro Gilberto Veríssimo, na altura director técnico, alertou-lhe que o distanciamento de JES poderia ser sinónimo da sua queda.