República Federal da Alemahna

Estado Livre da Bavieira

Antigos trabalhadores da ex: RDA, reclamam atraso na liquidação do resto do dinheiro da indeminização.


Minhas Senhoras

Meus Senhores,

Vossa Excelência,
altos, -funcionários do Ministério da Função Pública e Segurança Social da República de Angola.

Nós antigos trabalhadores da ex: RDA, vimos atraves desta mensagem,reclamar e sabermos diante da Vossa Ex: Senhor Ministro Pitra Neto, quando será concluido o processo de pagamento do resto de dinheiro da indeminizacäo de trablhadores angolanos na ex- RDA?

Com muito respeito e maxima consideração, vimos também pedir vossa  Excelência Dr. Pitra Neto, Ministro da Função Pública e Segurança Social da República de Angola que nos informe se ainda temos alguns valores por recebermos, e em que estimativas.

Se porventura ainda existir algo por nos entregar, solicitamos vossa excelência Senhor Ministro de que dentro dos vossos melhores e bons oficios autorizem a concluão deste processo.Ainda é de salientar  que na Alemanha e no resto da diáspora ainda existe um número significante de ex-trabalhdores  que ainda näo receberam os $10.000 que foram pagos em parte nos anos anteriores.

Estamos a viver numa injustiça ou talvez por falta de interesse e boa fé dos nossos governantes, porque temos em conta do demasiado tempo que o Ministério da Função Pública e Segurança Social da República de Angola, vém ignorando a resoluçãäo e finalidade deste processo “EX-TRABALHADORES ANGOLANOS NA  EX-RDA:

Muitos dos nossos colegas, EX- TRABALHADORES ANGOLANOS NA EX- RDA; tornaram malucos, outros ficaram presos e outros ainda tornaram criminosos, existe informações que perseguições e ameaças de mortes  , por causa destes valoers; e isto tudo devido o demasiado desespero que está a ser provocado por MAPESS.

Este caso e injustiça social, só tem lugar em Angola onde os governantes não levaram em consideração a resolução dos probelams do Povo, embora que Angola é um pais de dierito deacordo com as resoluções da ONU.

Nós queremos apenas saber, se ainda existe alguma esperança que estes valores serão pagos. E se há garantias queremos saber quando é que pagarão?


Os colegas Mocabicanos Vietnamitas cubanos e Polacos, resolveram este problema num curto prazo de tempo, e para nós os angolanos a coisa está a levar Séculos?

O que é que é falta mais?

. Antes das eleições legislativas de 5 e 6 de Setembro de 2008, os governantes tudo prometeram-nos, até o mar de rosa, hoje não se resolve quase nada?

Minhas Senhoras
Meus Senhores

Nós não faltamos respeito á ninguem e também não é nossa pretensão, queremos é apenas uma resposta, no que diz respeito ao processo dos EX-TRABALHADORES ANGOLANOS NA EX-RDA; cuja maioria ainda residem na Alemanha com as suas familias.

Nós já esperamos demais, e é assim de que tarde ou cedo cada um de nós vai deixar este Mundo dos vivos, por isso esperamos uma resposta breve do Ministro da Tutela.

Nós já esperamos 500 anos para tornarmos livres e independentes?

Nós já esperamos 16 anos para realizarmos as primeiras eleições Legislativas. Os governantes angolanos devem saber que neste momento, os EX_TRABALHADORES na EX-RDA , já não tem panciecia suficiente para tal. Ja chega minhas senhoras e meus senhores, o tempo é já demasiado, por favor diga-nos alguma coisa.

Minhas Senhoras
Meus Senhores

Alguma coisa que é uma verdade absoluta, a morte quando vé não avisa.Isto significa, pobres como eu e os meus contemporaneos, assim como os mais ricos desta Planeta, ninguém leva consigo aquilo que consiguiu neste Mundo durante a sua vida.

Eu fui tropa das FAPLA, vi os meus amigos a perder vida em segundos e eu esperava a proxima munição, porém com ajuda do senhor Celestial ainda estou em vida.Eu choro  oro daqueles jovens que morreram tão cedo sem saber o porque.

Nós estamos a escrever este Artigo, reclamando somente o nosso diereito, e não por criminalidade ou falta de respeito.Não tenho medo para morrer.

Se amanha não acordar com a vida, isto não significa de que serei o primeiro e o último não, mas vale pena assim, porém nós vamos sim morrer por uma causa justa.

Por último queriamos dizer de que nós soubemos muitissímo bem de que não sómos filhos deste nem daquele que tenha costas largas. Mas nós soubemos 100% de que sómos angolanos. E por sermos angolanos, usando da faculdade em que nos cabe direito e prestigio e orgulho, estamos a lutar naquilo e por aquilo em que nos pertence, que é o dinheiro da indeminização.

Respeitosamente.

José Tschambi Nambimbi e colegas
Todos ex-traböahdores da ex-RDA

Fonte: Club-k