Lisboa – A Polícia Nacional deteve - sem qualquer justificação - na tarde do domingo, 22, em Luanda, o filho do general Apólo Yakuvela, comandante da Região Militar Sul das Forças Armadas Angolanas, que atende pelo nome de Oseias Chilemba.

Fonte: Club-k.net

Além de ser detido, Oseias foi brutalmente espancado pelos agentes da polícia no momento em que se deslocou a Direcção Provincial de Investigação Criminal (DPIC), a fim de visitar, e prestar solidariedade, aos jovens do Movimento Revolucionário que tiveram sidos também detidos, e torturados selvaticamente, pelos homens da farda azul, por convocarem uma simples manifestação pacifica no passado dia 19 de Setembro, na capital angolana.

De acordo com as testemunhas, o jovem Oseias Chilemba que também ostenta o cargo de secretário da organização dos quadros da JURA (braço juvenil da UNITA), foi detido e colocado numa cela onde se encontram marginais altamente perigosos.

Nas últimas semanas, a terceira cidade mais cara do mundo (Luanda) tornou-se um verdadeiro ring de agressões policiais. Hoje, em qualquer canto, é notável a presença dos efectivos da polícia fortemente armados. Até ao momento, várias organizações dos Direitos Humanos nacionais e estrangeiras denunciaram o regime angolano por aterrorizar os cidadãos e profissionais de comunicação social, com intimidações, detenções arbitrárias e torturas por pensar diferente.