Uíge – Sob o lema “POR UMA DEPUTAÇÃO AO SERVIÇO DO POVO”, o grupo Parlamentar da CASA-CE realizou, de 24 a 29 de Setembro, as suas primeiras jornadas parlamentares que tiveram lugar no auditório do Grande Hotel do Uíge, na capital da Província com o mesmo nome, tendo sido abordadas as seguintes temáticas:

Fonte: Club-k.net
1 – A Fiscalização e o Controlo Parlamentar; desafios e Constrangimentos;
2 - Gestão e Fiscalização do OGE;
3 - A Importância das Autarquias Locais no Aprofundamento da Democracia;
4 -Técnicas Legislativas e o Processo Legislativo Angolano;
5 – Troca de Experiências;
6 - Técnicas de Oratória Parlamentar;
7 - Democracia Representativa e Participativa e o Papel do Parlamento e do Deputado na Construção do Estado Moderno Africano.

A sessão de abertura contou com um discurso proferido pelo Excelentíssimo Senhor do GP da CASA-CE, o deputado André Gaspar Mendes de Carvalho “MIAU”.

A abordagem dos temas contou com a participação de prelectores vindos do Brasil, Cabo-verde, Moçambique e Portugal, designadamente os Drs. Francisco Fernando Tavares, Presidente da câmara municipal de Santa Catarina – Cabo Verde; José Domingos Manuel, vereador da câmara municipal da Beira – Moçambique; Dra Dyelle de Sousa Menezes, membro da “Associação Contas Abertas”, do Brasil e Liliana Estrela, docente universitária, de nacionalidade portuguesa e residente em Angola.

As jornadas parlamentares da CASA-CE contaram também com a participação de prelectores nacionais designadamente os Drs. Marcolino José Carlos Moco, docente universitário, Carlos Rosado, docente universitário e director do jornal Expansão, Neto Figueiredo, professor universitário e Belarmino Jelembe, presidente da ADRA.

Em síntese, da discussão dos temas resultaram conclusões importantes, de grande serventia para todos os deputados mormente no tocante à preparação da II sessão Legislativa e em geral para os membros do Conselho Presidencial, secretários provinciais e demais dirigentes da CASA-CE, pelo que se conclui terem sido exitosas as 1ᵃs Jornadas Parlamentares do GP da CASA-CE.

Uige, 27 de Setembro de 2013

O Grupo Parlamentar da CASA-CE