Lisboa - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, pediu descupa às autoridades angolanas pelas investigações judiciais que têm sido levadas a cabo em Portugal contra figuras daquele regime africano. A notícia é do Diário de Notícias de hoje, que cita declarações do ministro à Rádio Nacional de Angola.

Fonte: Lusa/DN

"Tanto quanto sei, não há nada substancialmente digno de relevo, e que permita entender que alguma coisa estaria mal, para além do preenchimento dos formulários e de coisas burocráticas e, naturalmente, informar às autoridades de Angola pedindo, diplomaticamente, desculpa, por uma coisa que, realmente, não está na nossa mão evitar", disse Rui Machete, segundo a RNA.

Entre as figuras que estão a ser investigadas pela Justiça portuguesa encontram-se o procurador-geral de Angola, João Maria de Sousa, o presidente do banco Atlântico, Carlos Silva, e as filhas do presidente José Eduardo dos Santos. Para Rui Machete, que concedeu uma entrevista à RNA em 18 de Setembro último, trata-se de um "mal entendido".

As declarações de Rui MAchete foram ontem confirmadas ao Diário de Notícias pelo próprio gabinete de Rui Machete. Em resposta enviada ao jornal, o gabinete do ministro dos Negócios Estarngeiros confirma que o tema "foi abordado, tendo o ministro respondido de forma diplomática".

O Diário de Notícias  diz ter questionado a Procuradoria-Geral da República sobre o estado do processo, nomeadamente se foi arquivado, não tendo obtido resposta.