Luanda - Cinco irmãos menores de idade morreram carbonizados, na terça-feira, 15, no bairro da Terra Vermelha, município de Viana, em Luanda, vítimas de um incêndio deflagrado na residência onde viviam.

Fonte: Angop
A informação foi avançada por uma tia das vítimas Ângela Matias tendo precisado que no local faleceram duas crianças de quatro e nove anos, enquanto os menores de dois, seis e 12 anos, respectivamente, morreram, essa madrugada, no Hospital dos Queimados.

Disse que os menores deram entrada no hospital com queimaduras do terceiro grau, em mais de 70 por centos do corpo. O incêndio, explicou, aconteceu por volta das 23 horas de terça-feira e foi provocado por uma vela acesa, numa altura em que os menores se encontravam a dormir sozinhos em casa.

“Na altura do incêndio, a mãe se encontrava na vigília de uma igreja e o pai estava ausente de casa. As chamas, provocadas por uma vela acesa, atingiram um colchão de esponja, onde os irmãos dormiam”, detalhou.

Apelou à sociedade no sentido de apoiar os familiares a realizarem a cerimónia fúnebre dos sinistrados, atendendo que os pais estão com dificuldades financeiras para efectuarem os óbitos.

Por sua vez, o porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), Faustino Sebastião, apontou o inadequado manuseamento de materiais inflamáveis como uma das principais causas dos incêndios registados em residências, nos diversos bairros de Luanda.

Sem revelar números, disse que, este ano, a maior parte dos incêndios foi causado por velas acesas, fuga de gás e mau uso de materiais inflamáveis.

Exortou a população no sentido de ter mais cuidado no uso de materiais inflamáveis e adoptar medidas preventivas contra incêndios para se evitar a ocorrência desse tipo de sinistro.

Adiantou que o Serviço de Bombeiros continua a promover palestras de sensibilização e esclarecimento da população sobre os cuidados a se ter na utilização de geradores, velas, isqueiros, fósforos, entre outros materiais incandescentes.

Além da extinção de incêndios, o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros tem acudido situações de acidentes de viação, afogamentos, transporte de pacientes ou cidadãos em aflição na via pública para unidades hospitalares.