Luanda - Em Angola, estatisticamente falando, considero o Dr Jonas Malheiro Savimbi, uma amostra invulgar do século XX e princípios do XXI.

Fonte: Club-k.net

No início da Luta de Libertação Nacional contra o regime colonial português, pelo sentimento nacionalista e patriótico, o Dr Savimbi ingressa na FNLA desempenhando o cargo de Secretário Geral e aos 5 de Abril de 1962, em Kinshasa, constitui-se o GRAE(Governo Revolucionário de Angola no Exílio) reconhecido pela OUA e por muitos países asiáticos do Bloco dos Não Alinhados, no qual ocupa a função de Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Como era constituído o GRAE?
1º Ministro................................ Álvaro Holden Roberto.
1ºVice-1º-Ministro............................... Emanuel Kunzika
2ºVice-1º Ministro.................. Cónego Manuel das Neves
Ministro do Interior...................... John Eduardo Pinnock
Ministro dos Negócios Estrangeiros...... Jonas Malheiro Savimbi
Ministro da Guerra................................. Alexandre Cláver Taty
Ministro da Informação.......................... André Rosário Neto
Ministro das Finanças........................... Emanuel Ziki
Ministro dos Assuntos Sociais.............. Ferdinand Ndombele
Ministro da Educação........................... André M. Vila
Serviços de Assistência aos Refugiados Angolanos(SARA)...José João Liahuka

O GRAE era o único instrumento político-jurídico opositor do regime colonial português. Não havia o 2º.

Por que razão o Dr Savimbi rompe com a FNLA?

Porque revestia-se de um sentimento patriótico tal que a sua consciência apontava para um sofrimento partilhado com o seu Povo dentro de Angola. Assim, sugeriu que a Direcção abandonasse a diáspora e se fixasse no interior do País para partilhar o sofrimento com o Povo, Comandantes e Soldados. Em segundo lugar, achou que a Direcção organizasse bolsas de estudo aos quadros a fim de entenderem as razões dos avanços e recuos nos diversos campos de batalha.

Não havendo compreensão da parte da Direcção ,na Conferência da OUA realizada no Cairo em 1964, o Dr Savimbi, de livre consciência, porque para ele o homem livre é aquele que na presença do sim pode dizer não, anunciou a sua retirada do Movimento.

O velho Sam Nujoma, que participou na cimeira, dizia :" Savimbi, agora você tem dois adversários, os portugueses e os americanos( que na altura apoiavam a FNLA). Por isso, para não morrer como animal, receba esta pistola".

Parecia ser loucura no auge de duas superpotências do mundo, fundar um movimento que escaparia da ajuda dos americanos que apoiavam a FNLA e da URSS que apoiava e apoia o MPLA.

Foi assim que o Dr Savimbi através do Presidente Nasser do Egipto contacta a representação da China cujo Governo veio oferecer bolsas de formação militar no seu País a 12 quadros que depois de 9 meses de treinamento, entrariam em Angola e aos 13 de Março de 1966, na pequena Vila de Muangai- Moxico, viriam a fundar a UNITA.

Assinados e fracassados os Acordos de Alvor porque Otelo de Carvalho e Rosa Coutinho do Partido Comunista Português aconselhariam o Dr A.Neto a conquistar o poder pelo cano da arma, porque feito o estudo do meio ambiente político a probabilidade de o MPLA vencer as eleições marcadas para Outubro de 1975 era inferior a 20 %, entra o corpo expedicionário russo-cubano que expulsa os dois Movimentos Histórcos e a 8 de Fevereiro de 1976 caía o Huambo e o Dr Savimbi apela à luta de resistência para o resgate da Democracia .

Recorde-se que no estudo dos fenómenos da vida, é sempre necessário descobrir a contradição. A contradição naquela época, residia no facto de o MPLA defender a posição de Partido Único e a UNITA defender a Democracia Assegurada pelo Voto do Povo através de vários Partidos Políticos. Estas duas ideias irreconciliáveis evoluíram para o antagonismo!

Se calhar alguém interrogar-se-á : qual das duas posições prevalece hoje? A resposta deixo ao critério dos eleitores. Ainda mantenho frescos os "slogans" do MPLA:

- Para a UNITA, nem um palmo da nossa Terra!

O MPLA que assim cantava, em Outubro de 2013 vem reconhecer o seu erro de análise: através dos seus deputados visita a JAMBA, o Bastião de Resistência do Galo Negro,uma das referências político-geográfica e histórica à par de Muangai, que foi impossível conquistar durante o conflito armado.

O MPLA dá, assim, o seu contributo na reabilitação do Dr Savimbi que de "nem um palmo da nossa Terra", ocupava cerca de 2/3 do espaço físico angolano,incluindo a JAMBA, com soldados e comandantes desinteressados, isto é, que não recebiam salário, contra um exército assalariado, hoje valoriza o que foi edificado pelo Dr Savimbi.Grande Gesto! Afinal o Dr Savimbi nunca foi "anaconda", porque uma cobra não edifica algo de valor que leve mais de uma centena de Doutores, Licenciados, Técnicos Médios, Excelências, a ser visitado.

Alguém indique um angolano que conseguiu sensibilizar centenas e centenas de homens e mulheres a lutarem sem salário? Por isso, o Dr Savimbi é uma amostra invulgar.

O gesto de reconhecimento dos nossos compatriotas do MPLA na reabilitação do Dr. Savimbi deve ser também reconhecido e louvado. Significa mudança de atitude no pensar. Muito sinceramente significa o examinar de consciência e o reconhecer do valor de um sacrifício ímpar , a todos os títulos.

Para terminar mesmo: sempre que ouvimos padres, pastores ou outros pregadores a serem conotados com a UNITA em suas homilias, filosoficamente explica-se: o Pensamento Político de Esquerda em Angola, está preenchido pelo Dr. Savimbi. Idealizou, organizou, estruturou e documentou.

Por isso, à medida que o tempo vai passando, o Dr. Savimbi vai sendo reabilitado.