Luanda - O pesquisador e docente Domingos da Cruz, fará várias apresentações e lançamentos de mais dois livros novos. Tratam-se dos livros “A Liberdade de Imprensa em Angola: Obstáculos e Desafios no Processo de Democratização” e “Ética Educativa à Luz da Racionalidade Comunicativa”.


Fonte: Club-k.net

O primeiro analisa a situação da liberdade de imprensa em Angola à luz da teoria liberal da democracia, passando pelo quadro normativo nacional e internacional sobre a matéria, culminando nas violações, mortes e outros empecilhos à liberdade de imprensa em Angola.


De acordo com estrato do livro sobre a liberdade de imprensa e democracia que o CK teve acesso, pode ler-se afirmações como: “O que chamam  de midia pública em Angola, não passa de instrumento ideológico do poder unipessoal e partidocentrista. Um meio de guerra fria contra quem não faz parte do grupo opressor e para a manutenção do poder”.


O activista e jornalista, afirma ainda que “na democracia liberal a liberdade de expressão transfigurada na midia é outra dimensão de limitação e controle do poder estatal pela capacidade que ela tem de levar os factos para a opinião pública…”. O autor contra argumenta afirmando que Angola não sendo uma democracia, por isso, usa a midia com outros fins alheios a sua natureza numa sociedade aberta e plural.


Na obra sobre Ética na Educação à Luz da Racionalidade Comunicativa, pode ler-se o seguinte na contracapa: “A educação deve forjar mentes inquietas e rebeldes que problematizam permanentemente o real e o irreal; Doravante a racionalidade não tem um estatuto nem capacidade de dominação, mas ela é histórica e construída na troca de argumentos, graças a relação que se deve estabelecer no ambiente educativo”.


O livro sobre a liberdade de imprensa e democracia, dedica-se em gesto de homenagem ao Ricarcardo de Melo, Nfulupinga Nlandu Victor, Alberto Chacusanga e Simão Roberto.


 Os livros serão apresentados nos dias 23 na Faculdade de Arquitectura da Universidade Agostinho Neto, dia 25 no Instituto Dom Bosco de Estudos Superiores (Palanca), dia 26 na portaria da Rádio Despertar e no dia 28 no Instituto Superior de Ciências de Administração, Humanas e Sociais (nas proximidades do Estádio 11 de Novembro).